Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centro de Ciências da Natureza ganha novas instalações

Centro de Ciências da Natureza ganha novas instalações

A Universidade Federal do Piauí dá continuidade ao seu projeto de expansão com a entrega das novas instalações do Centro de Ciências da Natureza no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A inauguração aconteceu na última sexta-feira com a presença do reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, pró-reitores, coordenadores, chefes de curso, professores e estudantes da instituição.

As obras foram viabilizadas com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e orçadas em R$ 6.956.415,84 milhões de reais, que incluem serviços de edificação e infraestrutura.

O reitor Luiz Júnior fez questão de visitar todos os espaços antes de descerrar a placa inaugural e fez ainda o plantio de uma muda da árvore da espécie Ipê ao lado do Museu de Arqueologia e Arte Rupestre.

"Para nós a inauguração das novas instalações do Centro de Ciências da Natureza representa mais que um sonho realizado, mas a certeza de que estamos dando uma enorme contribuição para que o processo de expansão da graduação e pós-graduação ganhe muito mais força", destacou o reitor que parabenizou ainda toda a equipe que contribuiu para a entrega do novo espaço à comunidade acadêmica.

Acompanhado do diretor do CCN, Helder Nunes da Cunha, e de professores do Centro, o reitor Luiz Júnior visitou todas as novas instalações que abrigará os cursos de Estatística, Ciências da Natureza e Arqueologia, todos ligados ao CCN. Para proporcionar as condições necessárias para o pleno funcionamento desses cursos, foram construídos cinco blocos, perfazendo área total de 4.413,27 m² relativas à edificação.

O Bloco I abriga o Museu de Arqueologia, composto por recepção, sala de exposição, sala de som, auditório com capacidade para 89 pessoas e banheiros. No Bloco II fica as coordenações de curso, 18 salas de professores, depósito, almoxarifado, cantina, vestiário e banheiros.

O Bloco III é formado pelo pátio coberto com rampa de acesso aos demais blocos, cozinha, cantina, espaço para livraria e banheiros. Laboratórios de informática, biologia, física, arqueologia e 7 salas de aula integram o Bloco IV. E o Bloco V é formado por 36 salas de professores, 3 salas de aulas, 2 laboratórios e banheiros, adaptados para pessoas com deficiência física.

A área de infraestrutura construída corresponde a 23.015,11 m² e incluem obras de acesso ao local como pavimentação, estacionamento, iluminação pública, terraplanagem e abastecimento de água.

Após o descerramento da placa inaugural as pessoas que acompanharam o evento puderam assistir ainda a uma apresentação cultural que contou com a participação de professores do curso de Música e Artes Visuais da UFPI e logo em seguida foi servido um lanche.