Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Centro de Ciências da Natureza ganha novas instalações
Início do conteúdo da página

Centro de Ciências da Natureza ganha novas instalações

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí dá continuidade ao seu projeto de expansão com a entrega das novas instalações do Centro de Ciências da Natureza no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A inauguração aconteceu na última sexta-feira com a presença do reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, pró-reitores, coordenadores, chefes de curso, professores e estudantes da instituição.

As obras foram viabilizadas com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e orçadas em R$ 6.956.415,84 milhões de reais, que incluem serviços de edificação e infraestrutura.

O reitor Luiz Júnior fez questão de visitar todos os espaços antes de descerrar a placa inaugural e fez ainda o plantio de uma muda da árvore da espécie Ipê ao lado do Museu de Arqueologia e Arte Rupestre.

"Para nós a inauguração das novas instalações do Centro de Ciências da Natureza representa mais que um sonho realizado, mas a certeza de que estamos dando uma enorme contribuição para que o processo de expansão da graduação e pós-graduação ganhe muito mais força", destacou o reitor que parabenizou ainda toda a equipe que contribuiu para a entrega do novo espaço à comunidade acadêmica.

Acompanhado do diretor do CCN, Helder Nunes da Cunha, e de professores do Centro, o reitor Luiz Júnior visitou todas as novas instalações que abrigará os cursos de Estatística, Ciências da Natureza e Arqueologia, todos ligados ao CCN. Para proporcionar as condições necessárias para o pleno funcionamento desses cursos, foram construídos cinco blocos, perfazendo área total de 4.413,27 m² relativas à edificação.

 

O Bloco I abriga o Museu de Arqueologia, composto por recepção, sala de exposição, sala de som, auditório com capacidade para 89 pessoas e banheiros. No Bloco II fica as coordenações de curso, 18 salas de professores, depósito, almoxarifado, cantina, vestiário e banheiros.

 

O Bloco III é formado pelo pátio coberto com rampa de acesso aos demais blocos, cozinha, cantina, espaço para livraria e banheiros. Laboratórios de informática, biologia, física, arqueologia e 7 salas de aula integram o Bloco IV. E o Bloco V é formado por 36 salas de professores, 3 salas de aulas, 2 laboratórios e banheiros, adaptados para pessoas com deficiência física.

A área de infraestrutura construída corresponde a 23.015,11 m² e incluem obras de acesso ao local como pavimentação, estacionamento, iluminação pública, terraplanagem e abastecimento de água.

 

Após o descerramento da placa inaugural as pessoas que acompanharam o evento puderam assistir ainda a uma apresentação cultural que contou com a participação de professores do curso de Música e Artes Visuais da UFPI e logo em seguida foi servido um lanche.

 

 

Fim do conteúdo da página