HU-UFPI já realizou cirurgia de DBS em seis pacientes com Parkinson

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) já realizou seis cirurgias de Estimulação Cerebral Profunda (Deep Brain Stimulation - DBS) em pacientes com Doença de Parkinson. Um desses casos é o do trabalhador rural José Augusto Silva dos Santos, de 58 anos, que viu sua vida mudar cinco meses após o procedimento.

José Augusto começou a apresentar sintomas da doença em 2018, inicialmente com uma dor persistente no braço direito, seguida de tremores na mão. “Quando meu pai recebeu o diagnóstico, ele ficou muito preocupado. Ele tinha uma rotina ativa na roça, e precisou parar tudo para cuidar da saúde”, relata sua filha, Jeane Santos Monteiro.

A cirurgia de DBS consiste na implantação de eletrodos em áreas específicas do cérebro, capazes de regular os sinais cerebrais descontrolados típicos do Parkinson. O neurocirurgião do HU-UFPI, Dr. Gustavo Noleto, explica que o procedimento é feito com altíssima precisão. “Os eletrodos são implantados por meio de pequenos orifícios no crânio, guiados por exames de imagem e testes intraoperatórios para determinar o melhor ponto de estimulação, em conjunto com o neurologista", detalha.

O tratamento de José Augusto teve início com medicação, mas a evolução da doença exigiu uma nova abordagem, sendo indicado a cirurgia. “Ele foi muito bem acompanhado e sempre teve o nosso apoio familiar, o que fez muita diferença no tratamento”, afirma Jeane.

Desde a cirurgia, realizada há cinco meses, José Augusto voltou a caminhar com mais facilidade e a realizar atividades do cotidiano com autonomia. Para a família, o sentimento é de gratidão. “Hoje ele tem mais qualidade de vida. Só temos a agradecer ao Dr. Gustavo Noleto e a Dra. Denise Curi, e a toda a equipe do HU-UFPI pelo suporte e cuidado”, diz Jeane.

Critérios de indicação para cirurgia DBS 

Gustavo Noleto explica que todas as pessoas operadas de Parkinson no HU-UFPI são pacientes que têm acompanhamento clínico por anos na rede SUS e que fazem tratamento com medicação e reabilitação com fisioterapia, fonoterapia, terapia psicológica e psicoterapia no ambulatório do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. 

Os critérios para a indicação do DBS incluem diagnóstico há pelo menos cinco anos com acompanhamento clínico e otimização da medicação por anos. “Antes da cirurgia de DBS esses pacientes passam a ser acompanhados no HU-UFPI e, após o planejamento, baseado na indicação, é que eles entram na fila para a cirurgia”, destaca o neurocirurgião. 

Sobre a Doença de Parkinson

Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurológica que afeta o cérebro e prejudica os movimentos. Os sintomas iniciam gradualmente e costumam piorar com o tempo, por se tratar de uma doença neurodegenerativa progressiva. O sintoma mais comum e mais conhecido são os tremores que se intensificam quando o paciente está em repouso e geralmente iniciam em apenas um lado do corpo.

Sobre o HU-UFPI

O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Com informações de HU-UFPI