A Universidade Federal do Piauí sediou a 2ª edição do Conexão CRN 11, evento promovido pelo Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região. O evento reuniu nutricionistas e técnicos em Nutrição e Dietética e estudantes da área, e foi realizado na noite de sexta-feira (25). O objetivo foi o de fortalecer o vínculo entre o Conselho e a categoria, ao promover um espaço de diálogo, escuta e troca de experiências, promovendo reflexões sobre a ética profissional e os desafios do exercício da Nutrição no dia a dia.
A programação incluiu bate-papo com representantes do CRN-11, além de momentos dedicados ao esclarecimento de dúvidas e à construção coletiva de soluções para as questões enfrentadas por profissionais e estudantes.
Reitora Nadir Nogueira, presidente do CRN 11, Ennya Duarte, e presidente do SINUPI, Pedro Lucas, compuseram o dispositivo de abertura
Em seu pronunciamento, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, celebrou sua presença como a primeira mulher a assumir a Reitoria, ressaltando que sua liderança representa não apenas um marco pessoal, mas um avanço coletivo para a categoria de nutricionistas. Ela reforçou a importância do trabalho em rede, da escuta ativa e da conexão entre os profissionais de nutrição como estratégia de fortalecimento da classe. "Nós estamos vivendo um momento em que precisamos estar conectados — seja no sul do Estado, no Ceará, na Bahia ou onde estivermos — porque é assim que a nossa categoria se fortalece. Esse coletivo não só luta, mas educa, propõe e constrói. E ele se fortalece na medida em que a gente se escuta, se encontra e se conecta. É isso que nos permite ocupar espaço com consciência e com ação”.
A presidente do CRN-11, Ennya Duarte, destacou a importância da aproximação entre o Conselho e a categoria, especialmente estudantes e futuros profissionais da área. Ela ressaltou o papel do evento como espaço de diálogo e participação ativa dos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética. “É muita felicidade para a gente, enquanto CRN-11, poder fazer um evento que tem como objetivo aproximar. O que mais o CRN-11 quer é trazer a categoria para perto do Conselho. Estamos abertos ao diálogo para, juntos, discutirmos soluções que tragam benefícios para nossa categoria.”
Evento reuniu profissionais e estudantes
Já o presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Piauí (SINUPI), Pedro Lucas, ressaltou a importância da união entre entidades como os conselhos profissionais e os sindicatos para fortalecer a categoria. “Para a gente montar esse barco, precisamos que a nossa categoria se una. O Sindicato não é somente eu, o Conselho não é só quem está aqui na frente, somos todos nós. Enquanto não tivermos essa consciência e não deixarmos as diferenças de lado para trabalhar juntos, nossa profissão não vai avançar”, frisou.
Durante o evento, também foram realizadas reuniões com coordenadores de curso das Instituições de Ensino Superior e dos cursos técnicos em nutrição e dietética, e plenária do CRN11.