Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria
Na manhã desta sexta-feira (25), a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, assinou o Protocolo de Intenções que celebra a união entre a instituição e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE/PI), a fim de colaborarem para promover o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico no estado. O termo assinado durante reunião da Administração Superior com os parceiros no Salão Nobre da UFPI, prevê promoção de eventos, formações e qualificações para a comunidade acadêmica, com vigência de 24 meses a partir da sua assinatura, sendo passível de prorrogação.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destaca em sua fala as parcerias que a Universidade e o SEBRAE/PI possuem em vigência e enfatiza o fortalecimento e ampliação da cooperação a partir da assinatura do termo. Argumenta que as atividades a serem desenvolvidas terão como foco a sustentabilidade e garantia da autonomia estudantil, a partir do fomento ao empreendedorismo por parte dos alunos. “Não vai ser só a educação empreendedora, mas iremos também avançar na extensão e na pesquisa. Levaremos os nossos alunos a um ambiente empresarial, para que ele saia daqui e tenha isso de forma concreta na sua formação, para que possa abrir o seu próprio negócio, para que seja um empreendedor”, explica.
Vice-reitor, Edmilson Moura
O vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura, destaca a importância da parceria com o SEBRAE/PI para garantir atividades de ensino que preparem a comunidade acadêmica e a população para o mercado de trabalho e para a autonomia profissional. “Essa parceria vai abrir muitas portas para que se possa ampliar cada vez mais os nossos trabalhos, sempre buscando auxiliar aqueles que mais precisam, que é a população, sobretudo, aqueles que buscam imediatamente uma capacitação, uma formação na área do empreendedorismo”, enfatiza.
Superintendente do SEBRAE/PI, Júlio César de Carvalho
O superintendente do SEBRAE/PI, Júlio César de Carvalho, enfatiza que a UFPI faz parte do Conselho Deliberativo da instituição parceira e frisa que o termo assinado representa um fortalecimento para a formação dos estudantes do estado do Piauí. “Temos muitas ações que iremos trabalhar em conjunto e fomentar o empreendedorismo. Sabemos a importância da cadeia de empreendedorismo na grade escolar, porque possuímos um programa de empreendedorismo nas escolas, e deixamos a nossa instituição à disposição para contribuir com a comunidade da UFPI”, afirma.
Diretor técnico do SEBRAE-PI, Delano Rodrigues
O diretor técnico do SEBRAE-PI, Delano Rodrigues, declara que a aproximação entre as instituições será importante para fortalecer a formação acadêmica dos estudantes da UFPI a partir da visão empreendedora, ao passo que também irá qualificar o serviço do SEBRAE, a partir de troca de conhecimento entre a academia e empresas e gestores de negócios. “Uma parceria que vai trazer uma contribuição importante para a nossa educação empreendedora, onde será feito um trabalho de multiplicação do empreendedorismo junto à comunidade acadêmica, para garantir a ampliação da nossa cultura empreendedora”, conclui.
Parceria prevê projetos de empreendedorismo acadêmico, transferência de tecnologia e muito mais
Conforme está previsto no termo, a UFPI se compromete em elaborar e coordenar projetos acadêmicos de fomento ao empreendedorismo, transferência de tecnologia, integração da pauta na formação acadêmica, apoio a startups e iniciativas empreendedoras, suporte técnico e científico das atividades. O SEBRAE/PI estará responsável pelo incentivo à abertura de negócios, suporte técnico, consultoria, capacitações e mentorias, articulação com o setor produtivo e investidores, apoio a eventos e disseminação da cultura empreendedora e colaboração para captação de recursos.
Participaram também da reunião a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos; o pró-reitor de Orçamento e Planejamento, Marcos Lira; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; a pró-reitora de Administração, Larissa Mendes; a superintendente de Comunicação Social, Jacqueline Dourado; o superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Antônio Vinícius Oliveira; o diretor de governança da PROPLAN/UFPI, Alexandre Rodrigues; o coordenador de Administração Acadêmica Complementar (CAAC/PREG), Edivan Carvalho; Gerente de Inovação Tecnológica (PROPESQUI), Elayne da Silva Figueredo; e a gerente da unidade de gestão de soluções e cultura empreendedora do SEBRAE/PI, Lívia Melo.