A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe, entre 28 e 30 de abril, no Auditório Afonso Sena, a segunda edição do Simpósio CANN&QUIM – evento dedicado à Química das Sementes, Cultivo, Pesquisa e Regularização de Produtos Derivados da Cannabis.
Realizado em parceria com o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Conselho Regional de Química da 18ª Região (CRQ-18), o simpósio reunirá pesquisadores, profissionais, estudantes e representantes da indústria para debater os avanços científicos, desafios regulatórios e aplicações terapêuticas dos produtos à base de cannabis no Brasil. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas aqui.
Com a proposta de promover debates técnicos e atualizações científicas, o simpósio destaca a importância da química na produção de medicamentos e insumos à base da planta. A química tem papel central no desenvolvimento de produtos derivados da cannabis, atuando desde a extração de compostos ativos até a formulação e o controle de qualidade.
De acordo com Ubiracir Lima, Conselheiro Federal do CFQ e palestrante do CANN%QUIM, o objetivo é informar o papel da planta para a sociedade “Vamos apresentar para os alunos um potencial para o campo de trabalho, como também para a sociedade entender como funciona essa planta, inclusive as formulações medicinais”, relata.
Além da aplicação medicinal, o mercado da cannabis vem se expandindo para os setores cosmético, veterinário e industrial. O canabidiol (CBD), composto não psicoativo da planta, é um dos grandes destaques por suas propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas e antioxidantes. No Brasil, o cenário é promissor, mas ainda enfrenta entraves, como a falta de uma legislação federal clara e o preconceito cultural relacionado ao uso da planta.
O simpósio foi pensado como uma plataforma de capacitação e fomento à inovação.
Com uma abordagem técnico-científica, o CANN&QUIM pretende reunir a academia, indústria e órgãos reguladores em torno de um objetivo comum: o uso responsável, seguro e baseado em evidências científicas da cannabis e seus derivados.
A programação inclui palestras, painéis, oficinas e mesas-redondas com especialistas nacionais e internacionais, abordando temas que vão da química dos canabinoides ao impacto social da legalização.
Confira a programação completa.
Acesse o instagram @cannequim.