Durante as comemorações pelos 54 anos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizadas em 11 de março deste ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Piauí (PROPESQI/UFPI) anunciou a abertura dos editais de iniciação científica e tecnológica para o biênio 2025/2026. Os editais contemplam os programas PIBIC, PIBIC-Af, ICV, PIBITI e PIBIC-EM. Com as inscrições encerradas em 15 de abril, a UFPI celebra um expressivo crescimento no número de planos de trabalho e projetos de pesquisa, reafirmando seu compromisso com a formação científica de estudantes de graduação.
De acordo com a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPESI), 564 docentes submeteram 1.360 planos de trabalho — um aumento de 17,5% em relação ao biênio 2023/2024 e de 2,5% em comparação ao período 2024/2025. Além disso, mais de 300 novos projetos de pesquisa foram cadastrados, evidenciando o crescente engajamento do corpo docente no fortalecimento da pesquisa na graduação.
Atualmente, a UFPI conta com 554 bolsas de iniciação científica e tecnológica em vigência, sendo 347 financiadas pelo CNPq e 207 com recursos próprios da instituição. Durante o evento, a reitora Nadir Nogueira anunciou a ampliação de 10% no número de bolsas concedidas pela UFPI, totalizando 21 novas bolsas para o biênio 2025/2026.
Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras, as políticas consistentes de incentivo à pesquisa são fundamentais para o fortalecimento da rede de ciência, tecnologia e inovação do país. “Ao ampliar o apoio à iniciação científica e tecnológica, a UFPI reafirma seu compromisso com a formação de talentos, a produção de conhecimento e a geração de soluções para os desafios da sociedade”, enfatizou
Próximas Etapas e Expectativas
Os editais encontram-se atualmente na fase de avaliação documental e pontuação docente, conduzida por avaliadores ad hoc internos. Os docentes selecionados como avaliadores receberam orientações por e-mail sobre o processo, que ocorre por meio do sistema SIGAA. A divulgação dos resultados parciais dos planos de trabalho está prevista para a partir de 31 de julho.
Coordenador de Pesquisa e Inovação, João Marcelo Castro
Para o coordenador de Pesquisa e Inovação, João Marcelo Castro, a expectativa é que o aumento no número de bolsas, projetos e planos de trabalho incentive ainda mais a participação discente em atividades científicas. “As melhorias nos editais e o aumento de bolsas consolidam a UFPI como um centro de excelência em pesquisa, preparando nossos alunos para os desafios acadêmicos e profissionais", concluiu.