Os pesquisadores de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Éric da Silva Lima, da graduação, e Adamilton Lima Borgneth, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), apresentarão pesquisas desenvolvidas na conferência “The Evolution of the 2025 Political System and Human Rights: Navigating change and facing challenges”, que ocorrerá em formato híbrido na quinta-feira, dia 24 de abril, na Universidade Adam Mickiewicz, em Poznán, na Polônia. Com foco na discussão do desenvolvimento internacional dos direitos humanos reconhecidos atualmente, o evento é idealizado pelo Comitê de Pesquisa em Direitos Humanos (RC26) da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA).
Fundada sob a direção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1949, a IPSA busca a criação de uma comunidade global de ciência polítca, tendo participação no Conselho Econômico das Nações Unidas (ECOSOC) e sendo membro ativo do Conselho Internacional de Ciência (ISC).
Graduando em Direito da UFPI, Éric da Silva Lima
"Não foi fácil, precisei de uma dedicação distinta já que não é simples manter o ritmo acadêmico e dedicar tempo para estudar assuntos e autores fora da área da graduação”, relata Éric da Silva Lima. Participante de grupos de pesquisas desde o início da graduação, o estudante descreve a oportunidade como desafiadora e, ao mesmo tempo, recompensadora. “A vida do acadêmico é difícil, mas com força de vontade podemos realizar grandes obras", afirma o pesquisador.
Como fatores que possibilitaram sua participação na conferência, Éric Lima destaca sua experiência adquirida a partir da apresentação de uma pesquisa em um evento internacional organizado pela Universidade de Vigo, na Espanha, e celebra a chance de representar a UFPI internacionalmente mais uma vez. "É um sentimento de dever cumprido. Para mim, é uma oportunidade de cooperar com o crescimento da minha instituição de ensino superior", comemora o graduando em direito.
Mestrando em Direito da UFPI, Adamilton Borgneth
Para o mestrando em Direito pela UFPI, Adamilton Borgneth, participar de uma conferência internacional, como discente da pós-graduação, é a realização de sonhos acadêmicos cultivados por anos. "Sentimos que nosso trabalho pode alcançar outras pessoas em países diferentes e nos motivamos ainda mais a prosseguir com nossas pesquisas, visto que a princípio, o trabalho já está validado por uma comissão especializada formada por docentes de instituições renomadas na área", frisa o professor e pesquisador na área.
Ainda segundo Adamilton, o evento se trata de uma oportunidade de traçar colaborações entre as duas instituições, promovendo maior internacionalização e mais oportunidades para trabalhos científicos. "Fico muito feliz de estar fazendo isso junto à minha maior parceira na caminhada do mestrado, a Professora Doutora Olívia Brandão. É enriquecedor para nós, para a UFPI, para o PPGD e para o estado do Piauí, o que será representado cientificamente lá na Europa" conclui o mestrando.
Promovendo o debate acerca dos direitos humanos, o evento se divide em variadas discussões considerando o enfoque do Comitê em temas como: fundações humanitárias em contexto de tensão política e violação de direitos essenciais e relativismo cultural; a natureza dos direitos humanos enquanto conceito político; a relação entre democracia, desenvolvimento e direitos humanos; as causas das violações aos direitos humanos; o lugar dos direitos humanos na fazer político estrangeiro; o papel internacional de organizações governamentais e não governamentais; e justiça transitória.