Exposição “Ai, que trânsito” discute mobilidade e segurança viária no Piauí

Em alusão à campanha Maio Amarelo, será realizada no dia 9 de maio, às 9h, no Museu do Piauí, a exposição “Ai, que trânsito”. A iniciativa busca promover uma reflexão profunda sobre temas como mobilidade urbana, responsabilidade humana e cultura de segurança no trânsito, com foco especial nos altos índices de acidentes envolvendo motociclistas no estado.

O evento é promovido pelo Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI), o Sindicato dos Trabalhadores de Entrega por Aplicativo e o Museu do Piauí.

A programação inclui uma roda de conversa com especialistas e artistas, que discutirão a importância do uso do capacete para a prevenção de lesões graves e mortes, além de estratégias para a redução de acidentes com motoristas de aplicativos.

A exposição contará com dois ambientes, reunindo trabalhos de pesquisadores e artistas em uma proposta interativa e reflexiva voltada para o público. A ação integra as atividades do Maio Amarelo no estado, que este ano traz os temas “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana” e “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

O objetivo da campanha é incentivar atitudes conscientes, o respeito no trânsito e a valorização da vida.