A Universidade Federal do Piauí (UFPI) será palco da II Jornada da Luta Antimanicomial – 120 Anos de Nise da Silveira: Arte e Loucura, entre os dias 14 e 18 de maio. O evento, promovido pelo Projeto Casulo Cuidar, homenageia o legado da psiquiatra Nise da Silveira e propõe reflexões sobre a saúde mental a partir de uma perspectiva ética, humanizada e artística.
A programação ocorrerá no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e contará com oficinas, exibição de filmes, conversas públicas, exposições, atividades culturais e transmissões ao vivo. Um dos destaques será a exibição do filme “Nise: O Coração da Loucura”, no Cine Casulo, que retrata a atuação transformadora da médica no tratamento da esquizofrenia.
Além de celebrar os 120 anos de nascimento de Nise da Silveira, a Jornada marca os oito anos de atuação do Projeto Casulo Cuidar na UFPI. O evento pretende intervir no espaço universitário a partir de quatro eixos centrais: psicologia social crítica, saúde mental, psicanálise e arte.
De acordo com a comissão organizadora, a iniciativa reafirma o compromisso com uma Universidade mais acolhedora e ética, ao mesmo tempo em que combate a exclusão, o estigma e a violência ainda presentes nos contextos de saúde mental, inclusive dentro das instituições de ensino.
A Jornada também destaca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, e relembra os marcos da Reforma Psiquiátrica brasileira, iniciada no final dos anos 1970. A exposição “MEDUNA: Dos Corredores do Silenciamento ao Sofrimento Ético-Político em Saúde Mental” será uma das ações que propõem denunciar e refletir sobre práticas ainda presentes nos cuidados manicomiais.
A organização do evento espera atingir um público diversificado, dentro e fora da Universidade, fortalecendo o diálogo sobre políticas públicas de saúde mental e contribuindo para a construção de práticas mais humanas e libertadoras, inspiradas na trajetória de Nise da Silveira.
Confira a programação completa.
Acesse também o site e o instagram @casulocuidar.