Dispositivo de honra
Nesta terça-feira, 15 de abril, aconteceu a solenidade de abertura do II Simpósio de Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia do Piauí (SIMCOMPI). O evento, que está sendo realizado no Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), segue até o dia 17 de abril.
O objetivo do Simpósio é proporcionar um ambiente favorável à troca de conhecimentos e ao debate entre pesquisadores, professores, alunos e demais interessados na área. Na mesa de honra, estiveram presentes: representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), Elaine da Silva; representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), Daniel Loucana; a organizadora do evento, professora Simone Hoefel; e o vice-coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Hélio de Paula.
Organizadora do evento, professora Simone Hoefel
A professora Simone Hoefel, docente do curso de Engenharia Mecânica e organizadora do evento, destaca que uma das propostas do Simpósio é promover a troca de experiências entre professores de diferentes instituições e a comunidade acadêmica da UFPI. “Neste segundo SIMCOMPI, decidi também dar atenção à extensão, pois a Universidade se apoia em três pilares: pesquisa, ensino e extensão. Fiquei muito feliz com o resultado, pois realizamos uma feira que lotou o CT com projetos de extensão. Foi uma troca muito rica entre alunos, professores e visitantes. Também teremos apresentações de banners, em que os alunos poderão expor seus trabalhos, dialogar com os professores e, principalmente, conhecer outras áreas de pesquisa”, explica.
Estudante de Engenharia Mecânica, João Gabriel
João Gabriel, estudante de Engenharia Mecânica e integrante da equipe organizadora, ressalta que o evento é uma excelente oportunidade para ampliar os horizontes dos alunos em relação à Engenharia. “Acredito que este é um momento importante para o desenvolvimento dos estudantes, para que aprendam mais sobre o mercado e compreendam a amplitude da área de pesquisa. O evento está sendo bem recebido pelo público. Tivemos uma ótima participação ontem e, com a abertura de hoje, teremos várias palestras. Espero que todos aproveitem bastante”, comenta.
Estudante de Engenharia Civil, Camile Ximenes
Camile Ximenes, aluna de Engenharia Civil, também compartilha sua experiência no evento. “Os temas das palestras são muito interessantes e inovadores. É uma oportunidade valiosa, pois geralmente não temos tanto contato com esse tipo de conhecimento tecnológico. Para nós, estudantes, ter acesso a esses profissionais e às pesquisas desenvolvidas por eles é extremamente enriquecedor”, afirma.
A programação do SIMCOMPI inclui palestras, minicursos, feira de extensão e sessões técnicas com apresentações nas modalidades oral e pôster.
O Simpósio é organizado pela professora Simone Hoefel, com o apoio dos alunos de Engenharia Mecânica, e conta com a realização do Laboratório de Métodos de Modelagem Computacional (LAMEC) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI).
Confira o instagram @simcompi.