UFPI se destaca no Enade 2023 com 7 cursos nota máxima; Odontologia foi o melhor avaliado do país

Evento comemorativo do desempenho do curso de Odontologia no Enade 2023

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebra os resultados alcançados na edição de 2023 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A avaliação tem como objetivo medir a qualidade dos cursos de ensino superior oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Ao todo, 19 cursos de graduação da UFPI foram avaliados, sendo que 7 alcançaram a nota máxima (conceito 5) e outros oito obtiveram conceito 4. Esses resultados reafirmam o compromisso da Instituição com o fortalecimento do ensino superior público, com a educação enquanto agente de transformação social e com a excelência acadêmica na formação de futuros profissionais.

No Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, todos os cursos avaliados receberam conceito máximo (nota 5). São eles: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Também obtiveram nota máxima os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Os cursos que receberam conceito 4 foram: Agronomia, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, todos ofertados na capital; Enfermagem e Nutrição no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos; Enfermagem no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano; além de Medicina Veterinária e Agronomia no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

Nadir Nogueira, reitora da UFPI, destacou a importância do resultado para a Universidade, enfatizando o compromisso coletivo com a qualidade acadêmica e a inclusão. “É uma alegria muito grande compartilhar essa vitória com professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Esse resultado traduz a excelência que buscamos em tudo o que fazemos, desde o ensino até a extensão, inovação e internacionalização. Essa conquista, especialmente da Odontologia, entra para a história da UFPI nos seus 54 anos e reforça nosso padrão de excelência”, declarou. 

Em sua fala, a reitora também relembrou políticas de inclusão, como o kit odontológico voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade, reforçando que a qualidade do ensino deve caminhar ao lado da responsabilidade inclusiva e social. A professora Nadir frisou ainda a responsabilidade da Instituição para a formação ativa de profissionais comprometidos com a transformação da sociedade. “Vamos pavimentar essa caminhada de forma humana, inclusiva e com a responsabilidade de formarmos profissionais cada vez mais competentes, mais humanos e que trabalhem em prol da saúde pública”, reiterou.

Luísa Xavier, coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica da Universidade, comentou a respeito do impacto da avaliação, tanto para a Universidade como para seus discentes. “Alcançar uma boa pontuação no Enade coloca a UFPI em destaque no cenário de ensino superior, o que auxilia a verificar as condições adequadas para educar e formar profissionais que atendam as atribuições exigidas pelo mercado de trabalho, bem como fornece informações para a elaboração de políticas públicas na área educacional”, elucidou.

Coordenadora do curso de Odontologia, Patrícia Viana 

Para Patrícia Viana, coordenadora da graduação em Odontologia, que obteve o melhor desempenho do país no Enade, a conquista representa o reconhecimento da dedicação e do trabalho coletivo para elevar o curso. “A Nota 5 no Enade é motivo de alegria, eleva a confiança dos nossos estudantes, egressos, corpo técnico e docente. Esse importante resultado é fruto do compromisso com a qualidade do ensino público em um esforço coletivo. É um indicativo de que estamos trilhando um bom caminho no sentido da formação de profissionais qualificados e comprometidos com a saúde da população”, informou.

A coordenadora também destacou a responsabilidade que acompanha esse reconhecimento por meio da avaliação. “Sem dúvidas, esse resultado alcançado por nossos estudantes no Enade aumenta ainda mais nossa responsabilidade na manutenção de um ensino de qualidade. E isso requer, para além de esforços humanos, fortalecimento das políticas de apoio estudantil, investimento contínuo em estrutura física como salas de aula, laboratórios, clínicas odontológicas; em equipamentos e insumos; e na formação permanente e valorização do corpo técnico e docente”, finalizou.

Estudante de Odontologia, José Renato da Costa Santos Filho

O discente e presidente do Centro Acadêmico de Odontologia (CAO-UFPI), José Renato da Costa Santos Filho, que está no 7º período da graduação, avalia o desempenho do curso no Enade como motivo de orgulho e alegria. De acordo com ele, o resultado reflete o esforço coletivo entre estudantes, docentes e técnico-administrativos que demonstraram excelência tanto no ensino como na prática. "Esse resultado representa o esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica. Quando o aluno faz sua parte, se dedica, estuda os procedimentos e aprende a atender bem o paciente, isso se soma à dedicação dos professores, que buscam se atualizar, ensinar com qualidade e mostrar que é possível vencer os desafios. Também entra o apoio das servidoras técnicas, que estão sempre presentes na organização e esterilização dos materiais. Então, vejo esse resultado como fruto do esforço conjunto dentro do curso de Odontologia", assegurou.

Ele frisou ainda a importância do resultado como forma de inspirar novos ingressantes a escolherem a UFPI, devido ao compromisso da Instituição com a qualidade do ensino. “Sempre observei a UFPI como uma Instituição com destaque nacional, justamente por seu compromisso com a qualidade do ensino. Já participei de outros cursos antes da Odontologia e, em todos eles, vi um empenho real dos professores em se atualizar e oferecer um ensino de excelência. A gestão também demonstra esforço constante, mesmo diante de dificuldades financeiras, buscando sempre entregar o melhor ensino possível”, concluiu.