UFPI é contemplada por Ação Nacional de Doação Solidária da Receita Federal

receita 3

Reitora Nadir Nogueira recebe o termo de doação do delegado titular da Receita Federal no Piauí, André Luiz da Silva dos Santos

Na manhã desta sexta-feira (11), a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, participou da primeira Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, da Receita Federal. A cerimônia de doação ocorreu no auditório da Delegacia da Receita Federal, e foram escolhidos sete órgãos federais, sete estaduais e sete municipais para receber as doações. 

Contemplada pelas doações, a UFPI recebeu um caminhão que facilitará a multicampia, além de 20 celulares que serão avaliados e distribuídos a partir da necessidade dos setores. A professora Nadir explicou como foi importante o convite da Receita para a ação: “Estamos muito gratos, pois esse é um diálogo que já temos com a Receita Federal e com esse momento, nossa parceria é fortalecida”, declara. 

receita 2

Reitora Nadir Nogueira e pró-reitor da PRAD em exercício, Hugo Marinni

As doações são feitas a partir de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, que após os trâmites processuais regulares, são destinadas conforme a legislação em vigor. E a incorporação ao patrimônio de outros órgãos públicos é apenas um dos destinos possíveis. São doações que potencializam os trabalhos realizados por essas instituições, como a UFPI, beneficiando diretamente a comunidade.

O pró-reitor de Administração em exercício, Hugo Marinni, ressaltou que o caminhão vai ser utilizado para levar equipamentos mobiliários e material de consumo para os campi de Picos, Bom Jesus e Floriano. Já os smartphones irão atender a administração superior com números institucionais. “Atualmente, todos utilizam celulares pessoais para fazer suas funções institucionais. A ideia é que cada pró-reitoria, superintendência e outras unidades estratégicas possuam um celular institucional”, frisou.

auditor

Auditor fiscal e delegado adjunto da Receita Federal, Lima Júnior

O auditor fiscal e delegado adjunto da Receita Federal, Lima Júnior, ressaltou que a ação acontece nessa data em alusão à Semana da Responsabilidade Social, que faz parte do Receita Cidadania, programa que tem a destinação solidária. “Ao invés de destruir as mercadorias, a gente procura doar para quem mais precisa. Os celulares, que são mercadorias que com o tempo ficam obsoletas, a gente doa para os órgãos públicos, evitando gastos desses órgãos públicos para adquirir esse material”, explicou. 

Durante a solenidade, estiveram presentes o auditor fiscal e delegado titular da Receita Federal no Piauí, André Luiz da Silva dos Santos; o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha; o reitor da UESPI, Evandro Alberto de Souza; o secretário de Estado de Administração do Piauí, Samuel Nascimento; o superintendente de gestão da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí, Cristóvão Cruz; o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Luiz; o secretário de Justiça do Estado do Piauí, Carlos Augusto Gomes de Souza; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, José Arimatéia; prefeito de Teresina, Silvio Mendes; o vice-prefeito de Teresina, Jeová Alencar; e demais autoridades da sociedade.

receita 1