Embaixador do CNPEM na UFPI se reúne com gestores da PRPG e PROPESQI

Palestra ministrada pelo professor André Luís Menezes Carvalho na PRPG

Na quinta-feira (10), a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (PRPG/UFPI) recebeu a palestra sobre o Programa de Embaixadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), ministrada pelo professor André Luís Menezes Carvalho, embaixador da instituição na UFPI. O evento contou com a presença de pró-reitores, coordenadores e docentes, que discutiram estratégias para ampliar a participação da Universidade nos laboratórios do CNPEM.

Segundo o professor André Luís Menezes Carvalho, a importância da adesão ao programa pode viabilizar a aprovação de projetos em laboratórios de ponta do CNPEM, como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

O docente relatou, ainda, que recentemente teve aprovada uma proposta para realização de análises de amostras no LNNano, utilizando Microscopia de Força Atômica (AFM) e Microscopia de Força Atômica com Espectroscopia por Infravermelho (AF-IR). Segundo ele, os ensaios realizados no mês de março terão um impacto significativo em sua pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF).

O professor André Luis é docente permanente do PPGCF e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), estando vinculado ao curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Ele foi selecionado pelo CNPEM para atuar como embaixador no biênio 2024–2026.

Próximos passos: webinar e ampliação da divulgação

Os gestores presentes na reunião reforçaram o apoio ao programa e debateram estratégias para que todos os programas possam receber as informações sobre o CNPEM, assim como forma de participação e processo de submissão de propostas para as diversas áreas existentes na UFPI.  Foram iniciadas as tratativas para programar webinar com os pesquisadores dos diferentes campi da UFPI com previsão de realização até o mês de maio de 2025. 

O CNPEM é uma plataforma de equipamentos que podem ser usados por usuários externos, com projetos aprovados, e os proponentes podem receber auxílio transporte, alojamento, alimentação ou auxílio de envio de amostras dependendo da modalidade da proposta aprovada. Mais informações sobre o CNPEM: https://cnpem.br/ e Programa Embaixador do CNPEM: https://cnpem.br/edu/embaixadores/.

Durante a palestra, estiveram presentes o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, Carlos Sait Pereira de Andrade; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo de Melo Souza Veras; a coordenadora de Programas Stricto Sensu, Maria do Carmo de Carvalho e Martins; o coordenador de Pesquisa e Inovação, João Marcelo de Castro e Sousa; a coordenadora de Infraestrutura de Pesquisa (CIP), Maria do Socorro Pires e Cruz; e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, Aldeídia Pereira de Oliveira.