O curso de Letras Libras, do campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu nota 5, a mais alta na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O resultado consolida o compromisso da Instituição com a acessibilidade e a formação de profissionais qualificados.
A reitora Nadir Nogueira destacou a relevância do curso, enfatizando que a formação de profissionais em inclusão é estratégica para o Piauí e para o Brasil. “É uma conquista significativa para a Universidade, considerando a demanda por mais especialistas em áreas essenciais, como a inclusão. O curso de Letras Libras atende a uma necessidade urgente do estado, da UFPI e do país, que carece de profissionais capacitados nessa área”, pontuou.
Para o coordenador da graduação, Clevis Lima, a nota máxima reflete a excelência acadêmica e a eficácia do projeto pedagógico da UFPI. “A nota 5 comprova que estamos no caminho certo. Ela reforça a solidez do nosso projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e nosso compromisso com a formação de futuros profissionais na área da surdez. Além disso, evidencia a dedicação do nosso corpo docente à comunidade surda, à inclusão social e à acessibilidade linguística”, ressaltou.
A coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, Luisa Xavier, ressaltou o empenho coletivo da comunidade acadêmica. “Esse resultado é fruto do comprometimento e da dedicação de professores, alunos e servidores técnico-administrativos do curso. Representa o compromisso da UFPI com uma formação de excelência, capaz de desenvolver nos estudantes identidade profissional, habilidades e competências únicas”, disse.
O estudante Ruan Rodrigues, do curso de Letras Libras, celebrou o reconhecimento. “É a valorização do nosso esforço. Apesar das dificuldades, trabalhamos incansavelmente para que o curso fosse reconhecido e recebesse os investimentos necessários”, finalizou.