Acaba de ser lançado o livro História de Oeiras: chão de convictos, república de contingentes, escrito por Antônio Fonseca dos Santos Neto, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e integrante da Academia Piauiense de Letras. A obra, publicada pela editora Cancioneiro, reúne crônicas e artigos sobre as experiências históricas de Oeiras, a primeira capital do Piauí.
Na obra, aborda-se a constituição histórica da cidade; os aspectos do seu legado cultural e religioso; o seu protagonismo durante o processo das guerras de Independência; e causos que envolvem a intelectualidade piauiense, sempre fitando a primeira capital no horizonte narrativo. Essa diversidade temática permite um olhar abrangente sobre as experiências históricas de Oeiras e qualifica o livro como uma importante contribuição à historiografia piauiense.
Professor Antônio Fonseca dos Santos Neto
Segundo o autor, o livro junta escritos elaborados em “circunstâncias diversas, mas todos enredando o Piauí e sua cidade primordial, sede da institucionalidade piauiense, com vínculos diretos de formação com as territorialidades vizinhas das antigas Bahia, Pernambuco, Maranhão, Ceará”, reunidos com o propósito de preservar textos “que já iam dispersos, uma vez que vários foram publicados noutros suportes e alguns apenas ditos em falas de tribuna e locuções acadêmicas e festivas. E este é também um modo/meio de escancarar um certo conhecer que obtenho sobre Oeiras a cada passeio ali feito e nas garimpagens arquivísticas em que fartamente há fontes registrais indiciárias do labor de sua gente.”
A obra, que será lançada em eventos presenciais em Oeiras, em 10 de abril, e Teresina, em maio, pode ser adquirida junto ao autor e no site da editora Cancioneiro.