Projeto voltado para atender crianças em situação de vulnerabilidade social
O Projeto de Extensão Universitária: Odontopediatria Avançada, do curso de Graduação e Pós-Graduação de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPI), realizou na manhã desta terça-feria (08), na Clínica Infantil na UFPI, atendimentos odontológicos a crianças em situação de vulnerabilidade social, devolvendo-lhes a saúde bucal, muitas vezes comprometida por cárie dentária, traumatismos e maloclusões.
Foi com este propósito que foi implantado o projeto, já na quarta turma. Outro objetivo de igual importância, é congregar profissionais que atuam na rede SUS com o corpo docente e discente do curso de Odontologia da UFPI por meio de aulas teóricas e procedimentos clínicos que são supervisionados pelos professores Marina de Deus Lima, coordenadora do curso, Lúcia de Deus, Marcoeli Moura, Cacilda Lima, Marcus Vinícius Rego e Aryvelto Miranda.
A discente Andreza Rocha, do 7º período do curso de Odontologia da UFPI, compartilhou sua experiência no projeto. “Essa é minha primeira participação, e a experiência tem sido transformadora. No início, realizamos a terapia pulpar, ou seja, o tratamento de canal de dentes de leite. Agora, o projeto avançou e oferecemos também atendimentos ortodônticos preventivos e até interceptativos, como a colocação de mantenedores de espaço, essenciais para garantir que os dentes permanentes erupcionem em posição correta nos arcos dentários”, argumenta Andreza.
A cada turma do projeto, ocorre aprimoramentos e atendimentos integrados dentre as várias especialidades odontológicas. A integração de discentes de graduação, e pós-graduação com cirurgiões-dentistas da Fundação Municipal de Saúde (FMS), sob a supervisão de professores da UFPI, como a professora Marina de Deus Lima, coordenadora do curso, que acredita na importância de capacitar os profissionais da saúde pública para oferecer um atendimento de excelência à comunidade infantil. “Nosso objetivo é qualificar os profissionais para que o atendimento odontológico às crianças seja não apenas técnico, mas também acolhedor e humanizado”, afirma.
Equipe que compõe o Projeto de Extensão
Com a participação de professores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), o curso de extensão é composto por módulos teóricos e práticos, garantindo que cada criança receba o melhor atendimento possível. Além dos tratamentos, as crianças recebem kits odontológico, compostos por escova, creme dental e fio dental, com o objetivo de promover a saúde bucal de forma contínua e preventiva.
Maria Celina Lages Maia, cirurgiã-dentista da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e participante do projeto, reconhece o impacto positivo dessa parceria entre a UFPI e a FMS. “Essa colaboração nos proporciona uma experiência enriquecedora, que permite atender com mais qualidade e reduzir a demanda de pacientes encaminhados para serviços especializados. Aqui, estamos recebendo toda a formação necessária para oferecer um atendimento odontopediátrico avançado”, destaca.
O Projeto de Extensão Odontopediatria Avançada não é apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma chance de transformar realidades e proporcionar um futuro mais saudável para crianças em situação de vulnerabilidade social. Com a união de esforços acadêmicos, profissionais da saúde e a comunidade, é possível garantir que o sorriso dessas crianças se mantenham saudáveis.
Confira mais fotos: