Iniciativa do curso de Nutrição presente na Feirinha Verde
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda-feira (07), o curso de Nutrição do Campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou de uma ação educativa durante a Feirinha Verde, no Espaço Rosa dos Ventos. A atividade contou com a parceria do Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11) e do Serviço Social do Comércio (SESC).
Professora Juliana Severo
A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre alimentação saudável e sustentável. Conforme a professora Juliana Severo, organizadora da atividade, a proposta surgiu a partir de um convite do CRN. “Planejamos três estações principais. Em uma delas, abordamos o aproveitamento integral dos alimentos e sustentabilidade, com degustação de uma geleia feita com casca e sementes de maracujá. Outra estação ofereceu avaliação nutricional e orientações sobre indicadores como o índice de massa corporal. Por fim, tratamos do grau de processamento dos alimentos, com foco em escolhas mais saudáveis, conforme o guia alimentar para a população brasileira”, explicou.
Conselheiras do CRN-PI, Vanusa Duarte e Sheila Maria de Vasconcelos
As conselheiras do CRN-PI, Sheila Maria de Vasconcelos e Vanusa Duarte, destacaram que o tema central da campanha deste ano é a alimentação sustentável. “Diante das mudanças climáticas, discutimos formas de produzir e consumir alimentos com responsabilidade. Também incentivamos o consumo de frutas, vegetais e o apoio à agricultura familiar”, enfatizou Sheila Vasconcelos.
Estudante de Nutrição, Maria Luísa Oliveira Silva
A estudante Maria Luísa Oliveira Silva, do 4º período de Nutrição, considerou a experiência um momento de aprendizado prático. “Eu sempre tive vontade de participar com algo meu, já que gosto muito de cozinhar. Tivemos contato direto com o público, ouvindo feedbacks e vivenciando algo, tanto novo, quanto contribuinte para nossa formação profissional”, comentou.
Visitantes também aprovaram a iniciativa. A massagista Jaqueline Lima elogiou a ação. “Aprendi bastante, inclusive coisas que eu não sabia, como o fato de o milho ter poucos conservantes. Foi uma experiência enriquecedora”, relatou.
A atividade integrou a programação da Feirinha Verde neste domingo, (06), uma iniciativa comunitária criada em 2021, que atualmente reúne mais de 400 expositores ativos na UFPI.