Dia Mundial da Saúde: curso de Nutrição da UFPI participa de ação educativa durante Feirinha Verde

Iniciativa do curso de Nutrição presente na Feirinha Verde

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda-feira (07), o curso de Nutrição do Campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou de uma ação educativa durante a Feirinha Verde, no Espaço Rosa dos Ventos. A atividade contou com a parceria do Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11) e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Professora Juliana Severo

A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre alimentação saudável e sustentável. Conforme a professora Juliana Severo, organizadora da atividade, a proposta surgiu a partir de um convite do CRN. “Planejamos três estações principais. Em uma delas, abordamos o aproveitamento integral dos alimentos e sustentabilidade, com degustação de uma geleia feita com casca e sementes de maracujá. Outra estação ofereceu avaliação nutricional e orientações sobre indicadores como o índice de massa corporal. Por fim, tratamos do grau de processamento dos alimentos, com foco em escolhas mais saudáveis, conforme o guia alimentar para a população brasileira”, explicou.

Conselheiras do CRN-PI, Vanusa Duarte e Sheila Maria de Vasconcelos 

As conselheiras do CRN-PI, Sheila Maria de Vasconcelos e Vanusa Duarte, destacaram que o tema central da campanha deste ano é a alimentação sustentável. “Diante das mudanças climáticas, discutimos formas de produzir e consumir alimentos com responsabilidade. Também incentivamos o consumo de frutas, vegetais e o apoio à agricultura familiar”, enfatizou Sheila Vasconcelos.

Estudante de Nutrição, Maria Luísa Oliveira Silva

A estudante Maria Luísa Oliveira Silva, do 4º período de Nutrição, considerou a experiência um momento de aprendizado prático. “Eu sempre tive vontade de participar com algo meu, já que gosto muito de cozinhar. Tivemos contato direto com o público, ouvindo feedbacks e vivenciando algo, tanto novo, quanto contribuinte para nossa formação profissional”, comentou.

Visitantes também aprovaram a iniciativa. A massagista Jaqueline Lima elogiou a ação. “Aprendi bastante, inclusive coisas que eu não sabia, como o fato de o milho ter poucos conservantes. Foi uma experiência enriquecedora”, relatou.

A atividade integrou a programação da Feirinha Verde neste domingo, (06), uma iniciativa comunitária criada em 2021, que atualmente reúne mais de 400 expositores ativos na UFPI.