Feirinhas da Acolhida Cultural da UFPI reúnem empreendedores da comunidade acadêmica

Feirinhas movimentam a Acolhida Cultural #TôNaUFPI

Durante a abertura da Acolhida Cultural #TôNaUFPI, realizada na quarta-feira (2), no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) do campus de Teresina, a comunidade acadêmica se reuniu para prestigiar feirinhas de empreendedores locais.

Discentes e membros externos da comunidade acadêmica montaram mesas de exposição para venda dos mais diversos itens. Desde bazar de roupas, servindo como uma forma de arrecadar para a formatura de uma turma de Ciências Sociais, a produtos gastronômicos caseiros, como um mel no interior do Piauí, por um estudante de Zootecnia, ou então um brownie, com ingredientes totalmente naturais, feito por uma aluna de Artes Visuais.

Estudantes de Ciências Sociais

Os estudantes Afonso Gabriel, Iara de Oliveira e Fernanda Azevedo, estão no último período de Ciências Sociais e estão realizando um bazar de roupas, o que nunca tinham feito antes, para arrecadar fundos para a sua formatura. 

“É a primeira vez na verdade que a gente tem essa experiência e está sendo muito legal ver as pessoas chegando e interagindo com a gente também”, relatou a discente Iara de Oliveira.

Estudante de Zootecnia, Reynaldo Eugênio

No município de Pedro Laurentino, interior do Piauí, o estudante do 6° período de Zootecnia, Reynaldo Eugênio, produz um mel totalmente orgânico e comercializa dentro do campus da Universidade.

“Já participei da Feirinha Verde e sou vendedor aqui na UFPI de segunda a sexta, no horário de almoço, que é intervalo das minhas aulas”, contou.

Estudante de Artes Visuais, Maria Clara

A discente Maria Clara, do 3° período de Artes Visuais, participou das feirinhas da Acolhida Cultural com seus brownies produzidos com produtos totalmente naturais, evitando industrializados.

“Eu estou vendendo brownie, eles são 100% feitos com produtos naturais. Não passam com coisa industrializada, é da própria fruta. Usamos cacau puro e pouco açúcar, é um doce equilibrado, sem exageros", acrescentou.

Estudante de Direito, Gabriel Boaventura

Gabriel Boaventura, do 5° período de Direito, destacou que, desde que entrou na Universidade, nunca havia presenciado um evento tão grande destinado a acolhida de calouros, e espera que eles possam se sentir bem-vindos no ambiente acadêmico.

“Eu acho que é bom para fazer o calouro se sentir acolhido pela Universidade. Como calouro eu tive muitas dificuldades no meu lugar, mas eu espero que os calouros que estão vindo não se sintam dessa maneira. Por isso, estou aqui dando meu suporte neste evento de recepção”, relatou.

Confira mais fotos: