PROPLAN e PRAD recebem capacitação do Ministério do Desenvolvimento Social para aplicação do Programa Acredita no Primeiro Passo

Capacitação direcionada para as equipes da PROPLAN e PRAD

Durante a manhã desta quinta-feira, 3 de abril, as Pró-Reitorias de Planejamento e Orçamento (PROPLAN) e de Administração (PRAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participaram de uma capacitação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) como parte da aplicação do Programa Acredita no Primeiro Passo. Realizada no laboratório de informática do curso de Ciência da Computação, a capacitação teve como objetivo alinhar os processos entre os dois órgãos e instruir os servidores na utilização do Transferegov.br, plataforma on-line do Governo Federal para transferência de recursos, para melhor atuação da iniciativa no incentivo à profissionalização e empreendedorismo entre pessoas de baixa renda.

Pró-reitor em Planejamento e Orçamento, em exercício, Alexandre Rodrigues

Segundo o pró-reitor em Planejamento e Orçamento, em exercício, Alexandre Rodrigues, a capacitação aparece como uma oportunidade para fortalecer a eficiência da equipe de planejamento administrativo da UFPI e estreitar laços com o Ministério. "O treinamento de hoje envolve tanto a Pró-Reitoria de Planejamento quanto a Pró-reitoria de Administração, que são responsáveis por, operacional e administrativamente, viabilizar o andamento do Programa a partir da Universidade", afirma o gestor. 

Coordenadora-geral de Programas e Ações de Apoio ao Empreendedorismo do MDS, Joyce Barbosa

“Os tópicos tratados na capacitação têm que estar alinhados com os objetivos, diretrizes do Programa Acredita no Primeiro Passo e, também, ao mercado de trabalho e empreendedorismo na região, para que esses cursos tenham atividade e mudem a vida das pessoas”, explica a coordenadora-geral de Programas e Ações de Apoio ao Empreendedorismo do MDS, Joyce Barbosa. De acordo com a coordenadora, a colaboração possibilita o maior diálogo entre as duas organizações, o que auxilia para maior eficiência dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) e dos cursos oferecidos por meio da iniciativa.

O professor Alexandre Rodrigues também ressalta o compromisso da PROPLAN para com a aplicação das ações da iniciativa. “A Pró-Reitoria tem um papel importante no sentido de organizar, fazer o planejamento em conjunto com a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa (FADEX), outro ente que participa do projeto, para conseguirmos atingir as metas estipuladas para o programa”, conclui Alexandre.

Acerca da participação da Pró-Reitoria de Administração, Hugo Marinni, no exercício da Pró-Reitoria, frisa que o setor desempenha um papel estratégico na gestão eficiente dos repasses e na transparência dos investimentos realizados. “O treinamento possibilita a atualização quanto às normas e procedimentos vigentes, além de aprimorar a capacidade técnica da equipe para lidar com os desafios da execução orçamentária. Com isso, a participação neste evento fortalece a governança institucional, promove maior segurança na utilização dos recursos e assegura a prestação de contas adequada, alinhada às exigências dos órgãos de controle e fiscalização”, enfatiza. 

Entre os tópicos abordados no treinamento estão as diretrizes do programa, módulos relativos ao empreendedorismo e empregabilidade, análise da demanda do mercado e importância do alinhamento dos TEDs, além da instrução na utilização do Transferegov.br, proporcionando aos servidores ferramentas para melhor planejamento estratégico e eficiência das ações.

Capacitação ocorreu no Laboratório do curso de Ciência da Computação

Sobre o Programa Acredita no Primeiro Passo

Lançado em outubro de 2024, o Acredita no Primeiro Passo é uma iniciativa do MDS que promove formação técnica e profissional para beneficiários de programas sociais através do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), com o objetivo de gerar renda e ampliar as oportunidades de trabalho.

Em Teresina, as aulas serão realizadas tanto na Câmara Municipal de Teresina, por meio da Escola do Legislativo Municipal, quanto na UFPI, utilizando a estrutura acadêmica e os laboratórios da Instituição.

A parceria reflete o compromisso da UFPI e do MDS em unir forças para promover a inclusão e o crescimento sustentável, gerando novas perspectivas para os cidadãos do Piauí.