Performance musical da Orquestra e Coral da UFPI ao lado da banda "Os Radiofônicos"
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início, na quarta-feira (2), à Acolhida Cultural #TônaUFPI, evento que reúne iniciativas artísticas, culturais e solidárias para integrar calouros, veteranos e a comunidade acadêmica no começo do período letivo 2025.1. Realizado em parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PREXC), Ensino de Graduação (PREG) e Assistência Estudantil e Comunitária (PRAEC). Em Teresina, as atividades ocorrem no Espaço Rosa dos Ventos e no Cine Teatro, no Campus Ministro Petrônio Portella.
Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura
O primeiro dia foi marcado por feiras, apresentações artísticas e gincanas solidárias com a arrecadação de alimentos e mobilização para doação de sangue. Durante a oportunidade, o vice-reitor, Edmilson Moura, destacou a importância dos dois dias de Acolhida. “Este é o momento de mostrar à comunidade que a UFPI vai além do tripé ensino, pesquisa e extensão. Nós valorizamos também o esporte, a cultura e o lazer como partes essenciais da formação universitária.”
Pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque
A pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque, explicou que o evento surgiu da necessidade de integrar estudantes, gestão e sociedade por meio da cultura: “O foco da PREXC hoje é celebrar a diversidade, com atrações musicais, grupos de dança e a Feira Preta, reforçando o papel da UFPI na promoção da arte dentro e fora da Universidade.”
Pró-reitora de Graduação, Gardênia Pinheiro
Já a pró-reitora de Graduação, Gardênia Pinheiro, enfatizou a importância da acolhida na trajetória dos novos estudantes: “Este evento simboliza nosso compromisso não só com a excelência acadêmica, mas com a construção de vínculos afetivos e identitários com a Universidade. Recebê-los bem é fundamental para que se sintam parte da UFPI desde o primeiro dia.”
Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos
O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, destacou a atuação da PRAEC na organização de espaços dedicados à diversidade, como a Feira Trans e o painel com a Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira: “Nossa missão foi articular ações que representem a pluralidade da comunidade acadêmica.”
A apresentação musical de abertura ficou por conta da Orquestra e Coral da UFPI em concerto especial com a banda “Os Radiofônicos”, que promoveram um tributo à banda “Os Beatles”. Ainda no primeiro dia, o público pôde prestigiar diversas atrações artísticas, incluindo o teatro "Oficiação-OficinaAção" com a atriz Babuh Viana, as performances do Grupo de Dança Gingado da Libertação e do Núcleo Piauiense de Dança, a apresentação poética do Núcleo Piauiense de Poesia da UFPI, o Ballroom Conexão Street, além do show de encerramento com o cantor piauiense Benício Bem, que animou o público com seu repertório regional.
Público prestigia atrações no Espaço Rosa dos Ventos
A programação continua, nesta quinta-feira (3), com mais oportunidades para aprender, interagir e celebrar a cultura da UFPI e do Piauí. A participação do público externo é incentivada, e a agenda completa pode ser acessada aqui.
Confira mais fotos: