UFPI recebe MPPI para discutir construção de Laboratório de Simulações de Segurança de Barragens e Drenagem Urbana

A reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta terça-feira (01/04), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) para discutir uma parceria voltada ao aprimoramento de simulações de segurança de barragens e drenagem urbana. Durante a reunião, foram debatidas a construção de um laboratório específico para o projeto liderado pelo professor Jean Prost Moscardi, do Departamento de Recursos Hídricos, e a doação de computadores pelo MPPI para auxiliar na execução das pesquisas.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

O vice-reitor Edmilson Moura destacou a relevância da colaboração para o fortalecimento das relações entre a sociedade e a Universidade. “Para uma Instituição como a nossa, esse tipo de parceria é essencial, pois permite que a UFPI interaja com a comunidade e outras entidades, oferecendo soluções para problemas que nos são demandados”, ressaltou.

Professor Jean Prost Moscardi

Desenvolvido pelo professor Jean Prost Moscardi, o estudo visa aperfeiçoar o software “Hec-Ras”, amplamente utilizado em simulações de drenagem e rupturas de barragens. A inovação trazida pela equipe da UFPI permite a inclusão da alocação de quarteirões nas simulações, tornando os resultados mais precisos e possibilitando a identificação de áreas de maior risco em casos de inundações. O software já foi testado em diversas regiões do Brasil e até no exterior, como na região de Ligo, na Itália. “Nosso projeto busca aprimorar um programa de simulação de rupturas de barragens e drenagem urbana. Ou seja, quando ocorrem chuvas intensas em qualquer local, conseguimos prever os estragos, os volumes de água gerados e os possíveis danos. Como exemplo, destacamos Teresina, mas essa tecnologia pode ser aplicada em qualquer cidade”, elucidou Moscardi.

Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Áurea Bezerra

A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAOMA), Áurea Bezerra, enfatizou a importância do trabalho para o monitoramento das barragens e a prevenção de desastres. “O projeto da UFPI, que realiza simulações para avaliar a segurança dessas estruturas, é fundamental. Precisamos desse instrumento para compreender melhor nossas barragens, verificar suas condições e garantir a eficácia de seus planos de segurança”, frisou.

A parceria representa um avanço significativo na prevenção de desastres, beneficiando diretamente a população piauiense e fortalecendo a capacidade técnica e operacional para o monitoramento e a gestão de riscos na região. No âmbito dessa colaboração, o MPPI será responsável pela aquisição e doação dos equipamentos, enquanto a UFPI fornecerá a infraestrutura necessária.

Também estiveram presentes: Marcos Lira, pró-reitor de Planejamento e Orçamento; Marco Antônio Mastrângelo, prefeito universitário; Hugo Marinni, diretor administrativo da Pró-Reitoria de Administração; Alexandre Medeiros, diretor de governança da UFPI; Mayra Fernandes Nobre Moscardi, docente e coordenadora de sustentabilidade ambiental; Nícia Formiga Leite, diretora do Centro de Tecnologia; Francisco Eduardo Lopes Viana, coordenador de Perícias e Pareceres Técnicos do MPPI; e Larissa Raquel Teixeira Alves, chefe da divisão de Convênios do MPPI.