Coordenações dos cursos LEDOC da UFPI se reúnem para discutir aspectos político, pedagógicos e operacionais

Encontro na sala da Diretoria do Centro de Ciências da Natureza (CCN)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), realizou na segunda-feira (31) uma reunião de trabalho com coordenadores e coordenadora dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) dos campi de Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus.

O encontro teve início às 8h e se estendeu até o período da tarde, abordando temas essenciais como o edital de ingresso nos cursos, evasão estudantil, carga horária docente, certificação dos formandos, organização de seminários regionais e estaduais sobre Educação do Campo, além da adequação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) às especificidades da LEDOC, entre outros assuntos.

Coordenadora de graduação da PREG, Marli Clementino

A coordenadora de graduação da PREG, Marli Clementino, destacou que a Pró-Reitoria tem se empenhado em fortalecer políticas de permanência na Universidade, garantindo que os estudantes concluam a graduação com a devida qualificação profissional.

"Estamos iniciando, na PREG, reuniões específicas com as coordenações dos cursos para mapear os desafios existentes e, assim, pensar coletivamente em soluções", afirmou.

Coordenadora da LEDOC em Picos, Tamaris Pinheiro

A coordenadora do curso no campus de Picos, Tamaris Pinheiro, enfatizou a relevância do encontro, considerando que os quatro cursos da LEDOC foram avaliados com nota 5, conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo ela, a reunião é um marco na história do curso.

"Esta é a primeira vez, em 10 anos, que a LEDOC recebe uma atenção específica da Pró-Reitoria de Graduação, oficializando suas principais demandas. Isso torna essa reunião ainda mais importante", destacou.

Coordenador da LEDOC em Teresina, Luiz Bonfim

O coordenador da LEDOC no campus de Teresina, Luiz Bonfim, ressaltou o reconhecimento da importância do curso por parte da gestão superior.

"A iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação, sob a coordenação da professora Marli e sua equipe técnica, é fundamental para que as licenciaturas em Educação do Campo possam expor suas necessidades e buscar, de forma coletiva, caminhos para avançar", pontuou.

Coordenador da LEDOC em Floriano, Marcones Ferreira

Já o professor Marcones Ferreira, coordenador da LEDOC em Floriano, enfatizou o impacto positivo do encontro.

"Essa reunião foi de extrema importância, pois representa o primeiro contato da nova gestão com as coordenações dos cursos. Estamos avaliando os pontos positivos e os desafios existentes, o que nos permite alinhar diretrizes e definir estratégias para o crescimento e manutenção do curso", explicou.

Coordenador da LEDOC em Bom Jesus, Ranchmity David

Por fim, o coordenador da LEDOC em Bom Jesus, Ranchmity David, reforçou a relevância da reunião para o futuro da graduação.

"Estamos encaminhando coletivamente as principais demandas da LEDOC e acredito que sairemos deste encontro com avanços significativos para o curso", concluiu.