Durante os dias 2 e 3 de abril, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) irá realizar a Acolhida Cultural #TônaUFPI, evento dedicado a iniciativas artísticas, culturais e empreendedoras, com intuito de promover a aproximação entre estudantes veteranos e calouros, e receber a comunidade acadêmica para as atividades do período letivo 2025.1. Contando com feiras, gincanas, apresentações artísticas e ações solidárias, a iniciativa é uma colaboração entre as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PREXC), de Ensino de Graduação (PREG) e de Assistência Estudantil e Comunitária (PRAEC). Em Teresina, as atividades serão realizadas no Espaço Rosa dos Ventos e no Cine Teatro, Campus Ministro Petrônio Portella.
Conforme explica a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, professora Waleska Albuquerque, o objetivo da criação da Acolhida é de tornar o ambiente acadêmico receptivo, ao se buscar, também, proximidade entre estudantes veteranos com calouros e trazer a comunidade externa para o ambiente universitário. Ela acrescenta que as atividades da programação foram feitas para os alunos e com a participação ativa deles nas apresentações culturais. A programação ocorre simultaneamente em todos os campi da Universidade.
“Os alunos irão expor produtos feitos por eles próprios, exposição de telas e desenhos, apresentação de teatro e dança realizados também por eles, bem como virão pessoas de fora para apresentações artísticas. Então, é um ponto de partida muito importante para se promover a cultura dentro da Universidade e para se trazer a comunidade externa para perto também”, declara a professora Waleska.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Emídio Matos, a PRAEC estará presente no evento também para apresentar os serviços e pautas trabalhadas pela pró-reitoria no ambiente acadêmico, a fim de informar os veteranos e os ingressantes acerca da Bolsa de Apoio Estudantil (BAE), do Serviço Apoio Psicológico (SAPSI), do Serviço Odontológico (SEOD), do Auxílio Residência (AR), do Serviço Social (SES), Serviço de Apoio Pedagógico (SEPE), do Restaurante Universitário (RU) e outros serviços prestados. “A PRAEC está responsável pela pauta da diversidade e acessibilidade, assim, teremos convidados externos para discutir essas temáticas, que são prioritárias na gestão da professora Nadir Nogueira”, enfatiza.
A pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPI, professora Gardênia Pinheiro, destaca a presença dos servidores da PREG que irão apresentar o trabalho desenvolvido em torno da garantia do direito ao ensino superior de qualidade. “A Acolhida Cultural é fundamental para garantir a permanência dos estudantes na graduação, pois promove a integração, o sentimento de pertencimento e a valorização da diversidade, criando um ambiente acolhedor e inclusivo”, acrescenta.
A programação terá início às 16 horas do dia 2 de abril, com falas da PREXC, PRAEC, PREG e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), juntamente da Feira do Aluno Empreendedor, da Feirinha Preta e da Feira do Gato; neste horário, ainda ocorrerá uma gincana, voltada para ações solidárias e para a doação de sangue. Às 17 horas, a Orquestra e Coral da UFPI irá se apresentar; às 18h30, desfile e performance de poesia; às 19h, apresentação de Benício Bem, e às 20h, encerramento do primeiro dia.
No segundo dia, depoimentos sobre diversidade, assédio e racismo, junto de uma ação do Hemopi, às 9 horas. Às 10h30, jogo de queimada; às 14, mesa-redonda com o Movimento Estudantil; às 15, apresentação de ballé cadeirante; às 16 horas, Feira do Aluno Empreendedor, Feira Trans, exposição artística, performance de poesia e apresentação de dança; às 17, lançamento da banda Buriti Raiz, desfile e Talentos UFPI; às 18h30, anúncio dos vencedores da gincana; e as 19h, encerramento da Acolhida Cultural com a apresentação da Bateria Cabulosa, do curso de Medicina da UFPI.