Coorganizado pela União Europeia, UFPI sedia painel internacional de Mobilidade Científica e Tecnológica

Evento sediado no Cine Teatro da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou hoje (27) o painel "Internacionalização: Oportunidades de Cooperação e Mobilidade Científica e Tecnológica". O evento ocorreu no Cine Teatro da UFPI e é parte da programação da Missão de Oficiais da União Europeia e de países europeus para Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece este mês no Estado. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A UFPI é uma das apoiadoras do evento.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

O vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura, ressaltou os 54 anos recém-completados da Universidade e destacou os marcos alcançados nesse tempo. “Temos 91 cursos de graduação na modalidade presencial, que trazem entrada de aproximadamente 5 mil alunos por ano, além de 17 cursos de ensino à distância onde recepcionamos anualmente por volta de 4 mil e quinhentos novos estudantes. Ademais, temos hoje 48 programas de pós-graduação, totalizando 69 cursos de Mestrado de Doutorado”, inferiu, apontando ainda a quantidade de 40 mil estudantes matriculados na Instituição. 

Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras, declarou que um dos objetivos atuais da Universidade é a ampliação da qualidade nas pesquisas, um tópico muito relacionado à internacionalização: “O foco principal deste evento é a internacionalização, e nós, alunos e professores, entendermos quais são as oportunidades que a União Europeia oferece para a gente”, esclareceu. Adicionou, ainda, que a União Europeia têm programas já consagrados que oferecem bolsas de estudo, mas seu interesse principal é trazer pesquisadores europeus para cá e levar os pesquisadores da UFPI para lá.

Rebeca Nepomuceno

Rebeca Nepomuceno, diretora de economia digital e gestão da Secretaria de Inteligência Artificial (SIA), representou o secretário da SIA, André Macedo Santana. Indicou que, para ela, este painel representou mais do que uma agenda técnica, mas uma oportunidade concreta de encurtar distâncias entre o Piauí e as grandes redes de pesquisa de inovação da Europa. “Neste evento, ao longo de toda a semana, os oficiais nos apresentaram uma série de oportunidades, por meio dos editais que serão lançados, e conheceram o trabalho das diversas instituições do nosso ecossistema de inovação. Mostraram perspectivas promissoras de parceria”, exclamou. 

Presidente da Fapepi, João Xavier Neto

João Xavier Neto, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí, inferiu que a FAPEPI está trabalhando em conjunto com a UFPI agora em missão com a União Europeia: “Eu vejo que há grandes oportunidades de mobilidade, principalmente para os alunos de graduação ou mestrado e doutorado. E a FAPEPI se propõe, dentro das possibilidades dos seus recursos, a trabalhar junto com a Universidade Federal do Piauí para viabilizar e concretizar essa ação que hoje fizemos aqui neste auditório”, expôs.

Assessor Internacional da UFPI, Cláudio Moura

O mediador do painel e assessor internacional da UFPI, Cláudio Moura, destacou que o evento fortalece as relações internacionais da Universidade, especialmente com a União Europeia, que é o segundo bloco com maior número de acordos com a Instituição. “É muito importante para aumentar o profile internacional da UFPI e para buscar sempre expandir a nossa internacionalização, que é uma das pautas atuais da Universidade e um dos objetivos da nossa gestão”, sublinhou.

Mesa de abertura

Estiveram presentes na mesa de honra: o vice-reitor da UFPI, Edmilson Miranda de Moura; o reitor da UESPI, Evandro Alberto de Sousa; a diretora de Economia Digital e Gestão da Secretaria de Inteligência Artificial (SIA), em nome do Secretário de Inteligência Artificial do Piauí, André Macedo Santana, Rebeca Nepomuceno; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí, João Xavier da Cruz Neto; o assessor Internacional, representando o professor João Sales Macedo, reitor da UFDPar, Helder Oliveira Cavalcanti; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFPI, José Luís de Oliveira e Silva; o chefe-geral da Embrapa Meio norte, Anísio Ferreira de Lima; o superintendente da Fadex, Antônio Vinícius De Oliveira; o presidente da Academia de Ciências do Piauí, Paulo Henrique Gomes De Lima; e o diretor superintendente do Sebrae Piauí, Júlio César de Carvalho Lima Filho.