Vice-reitor da UFPI participa da solenidade do “Pactos pelo Piauí”

Evento foi realizado no Centro de Convenções de Teresina

O vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edmilson Moura, participou, nesta quarta-feira (26), da cerimônia de continuidade do “Pactos pelo Piauí”. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções de Teresina, reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas essenciais ao desenvolvimento sustentável do Estado.

Com o objetivo de fortalecer ações estratégicas e promover iniciativas voltadas ao crescimento econômico, social e ambiental do Piauí, o Pactos pelo Piauí busca integrar esforços entre o governo, instituições de ensino e a população.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

Durante o evento, o vice-reitor Edmilson Moura, destacou a importância da participação das universidades no desenvolvimento do Estado. Segundo ele, a UFPI pode contribuir por meio de cooperações técnicas, parcerias e capacitação de equipes. “Podemos oferecer cursos em diversas áreas, colaborando com o Estado e os municípios. As universidades são constantemente cobradas a sair dos seus muros e interagir com a sociedade. Aqui, temos uma excelente oportunidade de levar os recursos humanos da nossa Instituição para treinar e capacitar as equipes municipais e estaduais, garantindo um serviço público mais eficiente e de qualidade para a população”, afirmou.

Governador do Piauí, Rafael Fonteles

Em seu pronunciamento, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, ressaltou o engajamento dos municípios na iniciativa e a relevância da parceria entre governo e prefeituras. “A participação foi muito intensa, com mais de 190 municípios, e a grande maioria aderindo aos sete pactos. O evento fortalece a cooperação técnica e financeira, permitindo a implementação de ações em infraestrutura, economia e geração de recursos, respeitando as necessidades individuais de cada município”, destacou.

Hildebrando Pires

Hildebrando Pires, representante da sociedade civil na abertura do evento, destacou o avanço da participação social na formulação e execução das políticas públicas. “A sociedade civil tem um papel determinante nessa parceria, conquistando espaço ao longo dos anos. A possibilidade de executar recursos públicos aumenta nossa responsabilidade, garantindo que as políticas cheguem a locais antes não atendidos”, finalizou.

A conclusão do evento, iniciada pelo 30º Fórum de Fortalecimento da Rede de Parcerias - Etapa Piauí, conta ainda com palestras, painéis e apresentação cultural.

O que é o “Pactos pelo Piauí”?

A iniciativa visa a integração e cooperação interfederativa, possibilitando aos municípios acessar programas e serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, nas áreas de saúde, educação, segurança e trânsito, gestão e tecnologia, primeira infância, meio ambiente, saneamento e defesa civil.

Além disso, o “Pactos pelo Piauí” promove apoio na execução de políticas públicas, capacitação, interlocução e colaboração. A fase atual constitui-se numa preparação para a atuação conjunta dos governos, nas sete áreas estabelecidas, elevando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.