Curso de bordado livre está entre uma das ações apresentada pela iniciativa
O “Clube Arte e Bem-Estar 2025” acontece no campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), por meio do programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Divisão de Recursos Humanos (DRH). A iniciativa tem o objetivo de oferecer a comunidade acadêmica e externa, oficinas com atividades que auxiliem na qualidade de vida do trabalho e na manutenção da saúde emocional. Serão oferecidas oficinas de Bordado Livre, Macramê, Montagem de Bijuterias, Patchwork e Crochê. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 25 de abril e podem ser realizadas via SIGAA.
A coordenadora do evento, Gláucia Porto, explica que o “Clube de Arte e Bem-Estar” nesta edição está com as atividades voltadas para produções manuais de arte. “Nós ofertamos atividades manuais, Crochê, Macramê, Bordado Livre, Montagem de Bijuterias e Patchwork. O propósito desse projeto, desse evento de extensão, Clube Arte e Bem-estar é oferecer à comunidade acadêmica, docentes, técnicos, alunos e também comunidade externa, oficinas, eventos, palestras, que focam na qualidade de vida do trabalho.”
A instrutora da oficina de patchwork, professora Klaudia Craveiro, comenta que as oficinas ofertadas pelo “Clube Arte e Bem-Estar - CSHNB” são uma oportunidade de aproximar pessoas e compartilhar conhecimentos. “O meu curso vai para a área da terapia ocupacional com costura. Utilizando a máquina de costura, a gente vai compartilhar essas ideias de como desenvolver algumas peças usando tecido, retalho e também algumas habilidades no uso da máquina de costura. Então, esse projeto, ele tem esse propósito de trazer não só a questão de puramente uma terapia ou conversar ali para o tempo passar, não, a gente compartilha conhecimento, aprendizados, algumas coisas que são necessárias até para o nosso dia a dia, como pessoas também fora do ambiente de trabalho”, relata.
Comunidade também vai poder aprender na oficina de macramê
A egressa do curso de Nutrição do Campus de Picos, Ana Rafaela Silva Pereira, conta que ministrará a oficina de Bordado Livre e espera poder compartilhar suas experiências com outras pessoas. “Tenho a honra de mais uma vez integrar a equipe na parte de bordado à mão livre. Iniciei na área por conta própria, e vi que me auxiliou muito durante o tratamento de ansiedade, com isso, a proposta é levar essa arte para os integrantes das oficinas, para que conheçam, pratiquem e quem sabe possam adentrar nesta área também. O bordado à mão livre possui variadas técnicas, onde a criatividade de cada um serve como guia, pois não há um padrão correto, visto a imensidão de possibilidades de artes, materiais e pontos”, comenta.
O “Clube Arte e Bem-Estar”, além de oferecer atividades manuais como método terapêutico para a saúde emocional e mental dos participantes, também é um espaço de interações para troca de conhecimentos e experiências.