UFPI co-realiza importantes eventos sobre Apicultura entre os dias 22 e 24 de maio, em São Raimundo Nonato

Entre os dias 22 a 24 de maio, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com outras instituições, promoverá o XVII Seminário Piauiense de Apicultura e o III Seminário Piauiense de Meliponicultura. O evento será sediado em São Raimundo Nonato, um dos principais polos da apicultura a nível estadual e nacional, no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Os seminários devem discutir os desafios e inovações para a criação sustentável de abelhas com e sem ferrão, debatendo como as mudanças climáticas impactam a apicultura, tão importante para o ambiental e socioeconômica, e as melhores técnicas de manejo dentro da meliponicultura, atividade que está em crescimento no Piauí, são imprescindíveis para a preservação da biodiversidade.

O evento terá uma programação diversa, discutindo o aquecimento global e seus impactos na apicultura, sustentabilidade na criação de abelhas sem ferrão, inclusão, preservação, economia e outros assuntos variados, promovendo o intercâmbio de conhecimentos a respeito do setor apícola e meliponícola. Haverão mesas-redondas, palestras, debates e rodas de conversa, proporcionando a formação de redes de networking entre produtores, discentes, pesquisadores e empresários da área. 

Sinevaldo Gonçalves de Moura, professor do curso de Zootecnia do Campus de Bom Jesus, destaca a importância da atuação dos produtores de mel na realização do evento. "Os apicultores estão à frente de todas as decisões. A UFPI está apoiando e auxiliando, mas o protagonismo é deles", ressaltou.

A escolha de São Raimundo Nonato como sede dos seminários veio como forma de reconhecer sua importância para o setor, tendo em vista que a região é destaque como a maior produtora de mel do Piauí e a segunda maior do Nordeste. A Cooperativa Mel do Sertão, uma das maiores cooperativas apícolas no Nordeste, está localizada na cidade e será uma das instituições realizadoras do evento. Henrique José Neri Júnior, presidente da associação, reitera a essencialidade da iniciativa. “O XVII Seminário Piauiense de Apicultura, III Seminário Piauiense de Meliponicultura e VII Feira de Produtos Apícolas são fundamentais para o Piauí, Estado que se destaca como maior exportador de mel orgânico do Brasil e terceiro maior produtor nacional. O evento fortalece a cadeia produtiva, promove a troca de conhecimentos técnicos e impulsiona a economia local, consolidando ainda mais a reputação do mel piauiense nos mercados nacional e internacional”, enfatizou.

Além da UFPI, o evento conta com realização do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Federação das Entidades Apícolas do Piauí (FEAPI), Cooperativa Mel do Sertão, Codevasf, SEBRAE, Embrapa Meio-Norte, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Sistema OCB e Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato. 

Vale ainda mencionar o grupo de pesquisadores em Apicultura que estão envolvidos na organização: Darcet Souza (DZO/CCA - Teresina), Laurielson Alencar (CTF - Floriano) e Juliana Bendini (Ledoc - CSHNB).

A inscrição para participar do evento e programação serão divulgadas em breve.

Acesse também o instagram @meldosertaopi