Encontro no Salão Nobre da Reitoria
A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, recebeu o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Cardoso e Silva, e o coordenador nacional do Novo Plano Viver sem Limites da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira. O encontro teve como objetivo discutir ações conjuntas para promover a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade e em outros espaços, em alinhamento com o Novo Plano Viver sem Limites, lançado pelo Governo Federal em 2023.
Entre as iniciativas do Plano voltadas às instituições de ensino, destacam-se a criação de observatórios para monitorar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e a capacitação de professores de salas regulares na Política e na educação bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A reitora destacou o compromisso da UFPI com a inclusão, mencionando iniciativas como as ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, projetos de extensão, como o de Atividades Motoras para Pessoas com Autismo (PREMAUT), e a criação da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA).
Ela também ressaltou a necessidade de ampliar essas iniciativas, aproveitando as oportunidades geradas a partir da reunião. “Sem educação, não conseguimos promover a inclusão. A Universidade já desenvolve ações, como a política de assistência estudantil para garantir a permanência dos nossos estudantes, mas é fundamental assegurar que pessoas com deficiência tenham um ambiente acadêmico acessível e seguro, com condições para desenvolverem seus estudos e concluírem seus cursos. Além disso, podemos atuar na capacitação da SEID e do Estado do Piauí. Também vamos trabalhar em parceria com a coordenação nacional, que já se comprometeu a nos apoiar em Brasília, para viabilizar recursos e implementar uma política de inclusão sustentável”, enfatizou.
Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Cardoso e Silva
Em sua fala, o secretário da SEID destacou que o acesso à educação foi fundamental para que pudesse ocupar os espaços onde está hoje, reforçando ainda mais seu compromisso com a luta pela inclusão de todas as pessoas. Ele também enfatizou a receptividade e a disposição da reitora Nadir Nogueira em atuar de forma conjunta para promover a inclusão e a acessibilidade.
“Juntas, a UFPI e a SEID podem buscar recursos em Brasília para viabilizar a implementação do Plano na Universidade, melhorando o ensino superior para as pessoas com deficiência. Sabemos que a educação transforma vidas, e queremos garantir que os alunos com deficiência matriculados na Universidade Federal do Piauí tenham acesso a uma formação de qualidade”, ressaltou.
Coordenador nacional do Novo Plano Viver sem Limites da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira
Antônio José Ferreira falou sobre a criação do Plano, ainda no governo Dilma Rousseff, que estabeleceu as pessoas com deficiência como prioridade governamental, introduzindo, pela primeira vez, uma agenda específica para esse público e a formulação de políticas públicas transversais. O Plano foi descontinuado nos governos seguintes e só foi retomado e ampliado em 2023.
Ele explicou a estrutura do Novo Plano e o papel dos órgãos governamentais e instituições na sua execução. “Temos os eixos de Gestão e Participação Social, Enfrentamento ao Capacitismo e à Violência, Acessibilidade e Tecnologia Assistiva, além da Promoção do Direito à Educação, à Assistência Social, à Saúde e aos demais Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde são os principais responsáveis pela alocação de recursos para o Plano, seguidos pela Assistência Social, Ciência e Tecnologia, entre outros setores. Trata-se de uma agenda coordenada pelos Direitos Humanos, mas cujos programas operam dentro dos mecanismos já existentes”, destacou.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, coordenador da COIDEIA, Fábio Passos, coordenadora de Saúde, Esporte e Bem-estar, Mara Jordana Magalhães Costa, coordenadora do NAU, Arilanne Vilarinho, assessora da PRAEC, Luzane Silva e Suellen Nascimento da Paz, assessora técnica da SEID.