Evento ocorre no MAP/UFPI
Nesta segunda-feira, 24 de março, às 17h, o Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará um evento interdisciplinar que propõe uma reflexão sobre a raiva humana a partir da integração entre ciência e arte. A programação contará com uma exposição artística e uma roda de conversa com especialistas, abordando tanto os aspectos científicos quanto culturais da doença.
A iniciativa é organizada pelo Centro de Inteligência em Análises Técnicas e Ensino (CIATEN) e conta com o apoio da UFPI, FAPEPI, CNPq, Programa de Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas a Animais de Interesse Regional (PPGTAIR), Projeto Saúde Amazônia BR, NEPPAS e o próprio Museu da UFPI. O evento busca ampliar o debate sobre a raiva humana, que ainda representa um desafio para a saúde pública, especialmente em regiões como o Piauí.
A roda de conversa reunirá especialistas no tema, entre eles a professora Lílian Catenacci (UFPI/PPGTAIR/PPGSAAM/CIATEN), a professora Dorcas Lamounier Costa (UFPI/CIATEN), o professor Fábio Solon (UFPI/CIATEN) e Oriana Bezerra Lima, da Gerência de Zoonoses do Município de Teresina.
Com entrada gratuita, o evento é aberto ao público e representa uma oportunidade de aproximar diferentes formas de conhecimento, promovendo uma visão ampliada sobre a raiva humana e seu impacto na sociedade.
Vale ainda mencionar que o estudo foi apoiado pelo projeto 444684/2023-9 aprovado na chamada nº 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde.