Evento foi iniciado com apresentação musical
Na manhã desta segunda-feira, 24 de março, o Auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi palco da abertura do II Encontro Matemático Piauiense de Iniciação Científica (EMPIC). O evento teve início com a apresentação dos servidores músicos, o violinista David Prado e o pianista Luciano Azevedo.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades acadêmicas, incluindo a pró-reitora de Ensino e Graduação, Gardênia Pinheiro; o diretor do CCN, Carlos Humberto Soares; o professor do Departamento de Matemática, Paulo Alexandre Sousa; o coordenador do curso de Matemática, Ray Serra; o professor do curso de Matemática, Barnabé Pessoa Lima; e o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Pedro Soares;
Na foto, os professores organizadores do EMPIC, Sandoel Vieira e Ray Serra
O professor Sandoel de Brito Vieira, um dos organizadores do EMPIC, destacou que um dos principais objetivos do evento é proporcionar aos alunos da graduação e da iniciação científica a oportunidade de se tornarem protagonistas, indo além do papel de ouvintes. “No primeiro momento, acreditamos que o aluno de iniciação científica terá um gostinho do que é fazer pesquisa e apresentar seus trabalhos. A ideia é motivá-los a continuar estudando, cativando talentos para a pesquisa e para a ciência como um todo”, ressaltou.
O professor Ray Serra, coordenador do curso de Matemática e também organizador do EMPIC, comentou sobre o envolvimento ativo dos estudantes no evento. “O evento surgiu das discussões dentro do ciclo de palestras do Departamento de Matemática. A primeira edição ocorreu em agosto de 2024, e agora estamos na segunda edição. Na estreia, tivemos 19 alunos apresentando pôsteres e palestras orais, dos quais dez já ingressaram ou foram aprovados no mestrado. Nesta edição, contamos com cerca de 30 alunos, muitos deles já mestrandos ou aprovados para programas de pós-graduação. É um evento promissor, e esperamos colher ainda mais frutos nas próximas edições”, destacou.
Estudante Ana Beatriz
O evento vem sendo planejado e desenvolvido desde o ano passado. Ana Beatriz, uma das monitoras, expressou sua satisfação ao ver os resultados da organização. “É muito gratificante ver tantas pessoas se inscrevendo. As vagas, inclusive, se esgotaram antes do prazo. Fazer parte dessa equipe e ver o sucesso do evento é uma experiência incrível”, afirmou.
Estudante Luís Henrique
O estudante de Matemática Luís Henrique, que participou da primeira edição na modalidade pôster, está animado para sua estreia na modalidade oral nesta edição. “Fiquei muito feliz por ter minha inscrição aceita. A expectativa é grande! O evento é uma oportunidade para conhecer novas pessoas, projetos de outros alunos e diferentes áreas da matemática. É um ambiente de muito aprendizado”, comentou.
No período da tarde, o evento segue com uma palestra on-line do convidado Carlos Gustavo Moreira, além das apresentações na modalidade pôster e da premiação para a melhor palestra oral, com o prêmio Professor João Xavier da Cruz Neto.