Reitora recepcionou duas professoras visitantes junto das representantes dos respectivos PPGs
A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, recepcionou na tarde desta quinta-feira (20) duas professoras visitantes que irão atuar na instituição. Maria Antonieta Rubio Tyrell, que irá integrar o corpo docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF), e Edineia Figueira dos Anjos, que irá integrar o Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPP). A recepção aconteceu no Salão Nobre da UFPI, campus de Teresina, e contou com a presença da professora e assessora da coordenação do PPGENF, Maria do Livramento, e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), Solange Maria Teixeira.
Reitora da UFPI, professora Nadir Nogueira
A reitora da UFPI destaca que a política de contratação de professores visitantes é relevante para a melhoria da avaliação dos programas da Universidade na nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) rumo a uma classificação de excelência. Ela explica, ainda, que a atuação de professores visitantes garante melhores índices de internacionalização e a atuação da comunidade acadêmica local no exterior por meio de mestrados e doutorados internacionais.
“É uma política importante do ponto de vista da avaliação da CAPES e nós iremos ampliar, e vai continuar à medida que houver demanda dos programas. É uma grande colaboração, ajuda muito a avançar não somente na internacionalização, também na troca de conteúdos atualizados e na parceria com a instituição a qual os professores são vinculados”, declara a reitora Nadir Nogueira.
Assessora da coordenação do PPGENF, Maria do Livramento (à direita), ao lado da professora visitante Antonieta Tyrrell
Conforme a professora Maria do Livramento, a importância da presença da professora visitante Antonieta Tyrrell se faz pelo currículo da docente, que é emérita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui vasta experiência em atividades de internacionalização, pesquisa, ensino e extensão. “Quando se procura por um professor visitante, é sempre destacado aquele que tem expertise, um vasto currículo, que conhece outros países, outras realidades”, enfatiza.
A professora Antonieta Tyrrell vem à UFPI com a missão de ampliar as ações de internacionalização da pós-graduação em enfermagem, ao passo que também mediará convênios com os Conselhos Regional e Federal de Enfermagem para enviar docentes, pesquisadores e estudantes locais para intercâmbios e pós-graduações com países latinoamericanos vizinhos através do Mercosul, assim como outras nações de língua latina. A docente afirma vir também com a pretensão de auxiliar na internacionalização de outros programas de pós-graduação além da sua área de atuação.
“O compromisso é de inserir o estudante, e não somente o docente, para que ele participe da rede ibero-latino-americana dos alunos da enfermagem. Este ano, o evento da rede de estudantes vai ser no México e já estamos com alunos interessados em se inserir. É um movimento para todas as categorias que conformam o corpo social da unidade, do curso, do programa e da universidade”, conclui a professora Antonieta Tyrrell.
A coordenadora do PPGPP argumenta que o aumento do quadro de professores visitantes na sua área na UFPI será importante para garantir a elevação da nota na CAPES, rumo a uma avaliação de excelência. “É uma tarefa importantíssima nos programas, que é criar estratégias para internacionalizar a mobilidade estudantil, a mobilidade dos docentes, produção conjunta, pesquisas conjuntas”, afirma Solange Teixeira.
Professora visitante do PPGPP, Edineia Figueira
A professora visitante Edineia é graduada na área de serviço social e atua no setor de Polícia Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante sua estadia na UFPI irá desenvolver uma proposta de pesquisa com estudantes negros, em especial mulheres, de primeira geração, aquelas que são as primeiras de suas famílias a ingressarem no ensino superior. “Venho com a perspectiva de interagir, trocar experiências com os professores do programa de pós-graduação em políticas públicas, para promover uma interação entre o programa de Política Social da UFES com os núcleos de pesquisas daqui”, assegura a professora Edineia Figueira.
Confira mais fotos da recepção: