Na quinta-feira, 27 de março, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará o painel "Internacionalização: Oportunidades de Cooperação e Mobilidade Científica e Tecnológica". O evento ocorrerá das 9h às 11h30, no Cine Teatro da UFPI, e faz parte da programação da Missão de Oficiais da União Europeia e de países europeus para Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece este mês no Estado. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O evento também será transmitido no canal UFPITV no YouTube.
O painel abordará programas e editais voltados para intercâmbio acadêmico, parcerias científicas, inovações tecnológicas, bolsas de estudo e oportunidades de financiamento para projetos de pesquisa e inovação, e tem como objetivo aproximar a comunidade científica, tecnológica e empresarial do Estado das diversas possibilidades oferecidas pelos países europeus.
Docentes, discentes, pesquisadores, servidores técnico-administrativos, consultores e toda a comunidade interessada no tema poderão realizar as inscrições por meio do site: https://sia.pi.gov.br/missao-de-oficiais-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao-ao-piaui/.
Rodrigo Veras, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI (Foto: Arquivo SCS/UFPI)
Rodrigo Veras, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, ressaltou que a participação da Universidade na ação constitui um marco significativo para o fortalecimento de sua internacionalização.
“A presença da UFPI no painel representa uma oportunidade estratégica. Acreditamos que essa aproximação contribuirá para a criação de redes globais de cooperação científica e tecnológica, impulsionando o desenvolvimento de projetos inovadores que beneficiarão o Piauí”, destacou Rodrigo.
Para Rebeca Nepomuceno, diretora de Economia Digital e Gestão da SIA, essa é uma excelente oportunidade para promover a troca de conhecimento e a construção de alianças estratégicas. “Essa iniciativa aproxima nossa comunidade científica e inovadora das oportunidades internacionais, criando pontes para cooperação, mobilidade acadêmica e desenvolvimento de novas tecnologias. A presença dos oficiais europeus no Estado é um passo importante para consolidarmos parcerias estratégicas que possam trazer avanços concretos para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no Piauí”, enfatiza Rebeca.
João Xavier da Cruz Neto, presidente da Fapepi, destacou que a presença dos representantes europeus abre portas para o intercâmbio de conhecimentos e experiências que serão essenciais para o desenvolvimento da região. “A visita da comitiva europeia representa uma oportunidade de incremento à cooperação internacional, intercâmbio de conhecimento e avanço para nossas pesquisas e inovação. Estamos diante de um momento estratégico que pode impulsionar a inovação, gerar desenvolvimento e transformar conhecimento em soluções para a sociedade”, explicou o gestor.
O evento, coorganizado pela União Europeia, dispõe ainda do apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Embrapa Meio-Norte, Investe Piauí, Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE Parnaíba), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom) e Secretaria de Governo (Segov). A missão reforça o compromisso do estado em consolidar-se como um polo de referência em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.
*Com informações da Secretaria de Inteligência Artificial do Piauí
Palestrantes confirmados:
Imagem: Secretaria de Inteligência Artificial