A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa de Inovação (PROPESQI), lança uma ferramenta para monitorar, analisar, bem como divulgar informações sobre as atividades científicas realizadas na Instituição. O Painel de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação tem por intuito oferecer uma visão ampla e acessível, permitindo que gestores, pesquisadores, estudantes e a sociedade acompanhem o desempenho da Universidade nessas áreas. A ferramenta facilita a gestão e transparência dos projetos e tem um papel crucial na formulação de políticas que contribuam para o fortalecimento da educação na UFPI. Acesse o painel aqui.
O desenvolvimento do projeto contou com o apoio do Grupo de Agentes de Ação e Inovação da UFPI, coordenado pelo professor Romuere Rodrigues, tutor do grupo e docente do curso de Sistemas de Informação na Universidade, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos.
O painel apresenta dados de três pró-reitorias essenciais para o desenvolvimento científico da UFPI: a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), e a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG). Entre as principais informações apresentadas estão os projetos de pesquisa financiados e não financiados, os quais oferecem uma visão clara sobre a produção acadêmica da Universidade, os núcleos de pesquisa e suas áreas de atuação. A ideia é promover a integração entre pesquisadores; os laboratórios multiusuários que suportam estudos avançados e prestação de serviços à comunidade; as ligas acadêmicas que incentivam a prática científica e a extensão universitária; os Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) que proporcionam uma formação acadêmica diferenciada e interdisciplinar; e os programas de pós-graduação, com dados sobre cursos, campi e avaliação da CAPES.
Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras
O professor Rodrigo Veras, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, explica que o painel é uma ferramenta estratégica de fácil acesso que oferece vários benefícios à comunidade acadêmica da UFPI. De acordo com ele, garante maior transparência ao fornecer acesso a dados sobre projetos de pesquisa e inovação ao promover a integração entre diferentes áreas do conhecimento. “A ferramenta também facilita a busca por colaborações acadêmicas, permitindo que pesquisadores encontrem parceiros com interesses semelhantes e evitando a duplicação de esforços. Além disso, o painel permite monitorar o impacto da pesquisa, ajudando a avaliar a produtividade científica da Universidade e identificar áreas prioritárias para investimentos futuros”, ressaltou.
A ferramenta pode ser consultada publicamente em página no site oficial da UFPI. Desenvolvido na plataforma Power BI, ele oferece uma experiência interativa e intuitiva. Os usuários podem explorar gráficos dinâmicos, tabelas e relatórios visuais, proporcionando uma análise detalhada dos dados sobre pesquisa e inovação na Instituição. A transparência se dá uma vez que o acesso é permitido para membros da comunidade acadêmica, gestores públicos e outros interessados que desejem informações sobre a produção e o impacto da pesquisa na Universidade.
Um dos principais intuitos do projeto é fomentar a articulação de políticas institucionais de pesquisa e inovação, por meio de dados precisos que ajudam na definição de prioridades estratégicas. Além de apoiar a gestão acadêmica, o painel é uma ferramenta útil para pesquisadores em busca de financiamento e parcerias estratégicas. Ele permite identificar tendências de pesquisa, projetos com demandas emergentes do setor acadêmico e produtivo, a mapear fontes de financiamento e facilitar a conexão entre grupos de estudo com interesses semelhantes. “Esses recursos são essenciais para fortalecer propostas de captação de recursos e ampliar redes de colaboração, aumentando as chances de sucesso na obtenção de financiamento”, frisou o professor Rodrigo Veras.
O painel será atualizado periodicamente para garantir que os dados permaneçam precisos e relevantes. Há planos de melhorias contínuas, como a ampliação dos indicadores apresentados, a integração com outras plataformas acadêmicas e a inclusão de novas funcionalidades interativas para facilitar a navegação. O feedback da comunidade acadêmica será muito importante para possíveis melhorias ou atualizações da iniciativa, a fim de que a ferramenta continue a atender às necessidades dos usuários.