Solenidade premia CTT/UFPI como “Escola Cidadã” em Concurso da CGU

Estiveram presentes no evento docentes, técnicos, alunos e membros da CGU

O Colégio Técnico de Teresina (CTT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu, na manhã desta terça-feira (18), a premiação da 13ª edição do Concurso de Desenho e Redação do programa Educação Cidadã, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU).

A entrega, realizada no auditório do CTT, foi conduzida pelo superintendente da CGU, Hélio Silva de Souza Benvindo, e contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (Naop/PI), Marina Carvalho de Moura Guedes, além de servidores, estudantes e professores, que prestigiaram com entusiasmo o momento.

A Instituição, única a ser premiada no Estado, foi reconhecida na categoria "Escola Cidadã" e se destacou entre mais de 5 mil trabalhos enviados por instituições de ensino de todo o país.

Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Jossivaldo Pacheco (Foto: arquivo SCS/UFPI)

Durante o evento, o diretor do Colégio Técnico, Jossivaldo Pacheco, ressaltou a importância do prêmio para a comunidade escolar, enfatizando que ele representa um esforço conjunto com o objetivo de transformar a vida dos alunos e contribuir para o desenvolvimento de toda a sociedade.

"Nossa escola atende mais de 20 municípios da região, e esse reconhecimento é um sinal claro de que nos preocupamos com o ser humano. Para além da formação técnica, nosso foco é preparar cidadãos para o mercado de trabalho, para que possam fazer a diferença onde quer que cheguem", afirmou o gestor.

Neste ano, o concurso teve como tema "Cidadania Digital: acesso e educação para a democracia". O projeto desenvolvido pelo CTT/UFPI consistiu em um plano de mobilização nas redes sociais, divulgado no Instagram da Sala de Leitura do CTT e no perfil oficial do colégio, e abordou a temática, enfatizando a importância do uso responsável das mídias e da ética no ambiente virtual.

A iniciativa teve a participação dos professores Jossivaldo Pacheco, Elizabeth Rocha e Sidclay Maia, e dos estudantes Clara Santana, Cristian Furtado de Oliveira e Isabel Maria de Assis, com o apoio da Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI.

Professora Elizabeth Rocha, ao lado dos alunos que participaram do projeto Sala de Leitura

A professora Elizabeth Rocha explicou as estratégias adotadas para mobilizar os alunos e engajar a comunidade durante o lançamento da campanha "CTT e a Cidadania Digital", e aproveitou para destacar a responsabilidade que esse título traz para a Instituição.

“Iniciamos as ações durante o período de férias, com o apoio da direção, estudantes e professores, abordando temas de cidadania digital, como fake news, discurso de ódio e cyberbullying, e para engajar os estudantes, criamos materiais, como vídeos e enquetes. O título de 'Escola Cidadã' traz uma grande responsabilidade, e acredito que devemos ser ainda mais atentos aos serviços que oferecemos e aos objetivos que queremos alcançar”, afirmou a docente.

Com a palavra, o superintendente da CGU, Hélio Silva de Souza Benvindo

Por sua vez, o superintendente da CGU, Hélio Silva, enfatizou o papel da Controladoria no fortalecimento da educação ética e cidadã nas escolas brasileiras. "A CGU desenvolve diversos programas para promover a ética, a integridade e o combate à corrupção. Nesse processo, é essencial que toda a sociedade se torne uma aliada, pois o objetivo principal é garantir uma atuação eficiente do poder público. Essas ações incentivam a participação social e promovem o reconhecimento e a valorização das boas práticas", afirmou.

A estudante do Colégio Técnico, Maria Isabel de Assis, finalizou comemorando a premiação e destacou que o esforço coletivo foi o diferencial para tornar a conquista possível. "Quando participei como bolsista da Sala de Leitura, eu não imaginava que a gente pudesse ganhar. Trabalhamos muito, nos esforçamos, e agora estamos aqui. Muito feliz pela conquista, algo que a gente nem imaginava, mas conseguimos, graças a Deus", concluiu a aluna.

Confira a foto do certificado: