Cerimônia foi realizada no Auditório do CT/UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizaram o lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo em Teresina, durante solenidade nesta sexta-feira (14), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) do Campus Ministro Petrônio Portella. A cerimônia de abertura do evento contou com a participação de lideranças dos âmbitos federal, estadual e municipais, para a assinatura do termo de cooperação entre as duas instituições federais, representadas pela reitora da UFPI, Nadir Nogueira, e pelo ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
De acordo com a Reitora da UFPI, Nadir Nogueira, a Administração Superior da Instituição acolhe com entusiasmo a oportunidade de trabalhar na inclusão de famílias vinculadas aos programas sociais. “A grande missão será capacitar as pessoas cadastradas no CadÚnico, com o objetivo de promover sua mobilização, como sugere o nome do projeto, ‘mobilidade’. Cabe a UFPI fazer esse trabalho com esses três eixos, envolvendo, inclusive, um eixo que é dirigido especificamente às mulheres. Eles são: formação, capacitação e qualificação de pessoas para que essas famílias saiam do cadastro único de forma sustentável”, frisou.
Ministro Wellington Dias
O ministro do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destaca que a ideia é apoiar qualquer escolha feita livremente e democraticamente pela pessoa. O intuito é colaborar com iniciativas, desde que a proposta destas estejam bem estruturadas e viáveis. “Estamos implementando o Programa de uma forma inovadora, focando tanto na qualificação para o emprego quanto para o empreendedorismo. Já foi liberada uma verba de 7 milhões e 300 mil reais para a primeira etapa, em que serão qualificadas mais de 3 mil pessoas em empreendedorismo. Além disso, estou celebrando com a UFPI um desafio que será estendido a todas as universidades, institutos federais, escolas técnicas e faculdades do Brasil”, disse.
Para Enzo Samuel, presidente da Câmara de Vereadores, o Programa deve transformar histórias, uma vez que é dada uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população. “Muitas pessoas têm um grande talento que precisa só de uma oportunidade e é isso que nós precisamos proporcionar para o nosso povo, a capacidade de mudar de vida. Quero parabenizar a cada um de vocês e agradecer ao presidente Lula, ao ministro Wellington Dias, à professora Nadir, à Universidade Federal do Piauí, e, claro, a todos da Câmara Municipal”, ressaltou.
Beneficiada pelo Programa, a estudante do curso de Montagem e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos, Lucélia Soriano, falou como representante da turma durante o evento e destacou a oportunidade de qualificação por meio da iniciativa. "Eu não terminei o ensino médio, sou mãe solo de duas filhas e preciso dessa qualificação para entrar no mercado que, hoje em dia, não é disponível para quem não tem experiência. Então essa é uma grande oportunidade para a minha vida", relatou Lucélia na ocasião.
A Reitora da UFPI reiterou que o momento marca a celebração do aniversário da Universidade Federal do Piauí e ficará registrado para sempre na história da Instituição. “Este diálogo e interlocução transcendem cor e partido, pois a Universidade é um espaço aberto e livre, dedicado ao pensamento e à construção de políticas públicas alinhadas com os governos federal, estadual e municipal. Para mim, ver a bancada, aqui hoje, dentro da Universidade, é sinal de que acreditamos no primeiro passo e este é apenas o início da nossa gestão”, finalizou.
Também estiveram presentes na mesa de honra o superintendente da FADEX, Antônio Vinícius Oliveira; o deputado estadual, Vinícius Nascimento; os deputados federais, Francisco Costa, Júlio César, Flávio Nogueira, Merlong Solano e Jadiel Alencar; o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo; o secretário de inclusão socioeconômica Luiz Carlos Everton; o diretor do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo, Alison Ramon Santos; e, representando os estudantes do curso de montagem e manutenção de painéis fotovoltaicos, as alunas Lucélia Soriano e Ester Martins.
Sobre o Programa
Lançado em outubro de 2024, o Acredita no Primeiro Passo é uma iniciativa do MDS que promove formação técnica e profissional para beneficiários de programas sociais através do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), com o objetivo de gerar renda e ampliar as oportunidades de trabalho.
Em Teresina, as aulas serão realizadas tanto na Câmara Municipal de Teresina, por meio da Escola do Legislativo Municipal, quanto na UFPI, utilizando a estrutura acadêmica e os laboratórios da Instituição.
A parceria reflete o compromisso da UFPI e do MDS em unir forças para promover a inclusão e o crescimento sustentável, gerando novas perspectivas para os cidadãos do Piauí.