Solenidade do Jaleco para estudantes de Biologia do Campus de Bom Jesus
O Núcleo de Iniciação à Docência em Ciências Biológicas (NID Biologia “AFLORando o Saber”), do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, realizou no dia 10 de março a primeira Cerimônia do Jaleco para 24 estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (CCBio).
Tradicionalmente promovida para profissionais da saúde e das ciências biológicas, a cerimônia simboliza um rito de passagem para os futuros educadores, representando o compromisso com a ética, a responsabilidade e a dedicação à docência. O evento marca o início de uma nova fase acadêmica, em que os alunos passam a atuar de forma mais prática em sua formação.
Apresentação da professora Joxleide Mendes da Costa-Coutinho, coordenadora do NID Biologia AFLORando o Saber e membro da Governança Institucional do PIBID/UFPI-2024/2026
A cerimônia foi idealizada e conduzida pela professora Joxleide Mendes da Costa-Coutinho, coordenadora de área do Programa, que destacou a relevância simbólica do jaleco na formação dos futuros professores e resgatou a trajetória do PIBID no CPCE. "A cerimônia do jaleco é uma forma de demonstrar à comunidade o compromisso do licenciando com sua formação e futura profissão. Vestir o jaleco representa a transição para a prática, reafirmando os ideais educacionais na organização, eficiência e transparência dos serviços prestados ao ensino", afirmou.
Homenagens e reconhecimento
Mesa de honra do evento
A mesa de honra foi composta por importantes membros do CPCE, entre eles o diretor do campus, Everaldo Moreira, e a vice-diretora, Kelly Cristine Rodrigues. Também participaram professores decanos, homenageados por sua atuação como ex-coordenadores do PIBID desde sua primeira edição, como Manoel Lopes, fundador do Programa no CPCE, além dos professores Wanna Santos, Luciana Barboza, Marcelo Sousa e a própria Joxleide Mendes. Durante a solenidade, a vice-diretora enfatizou a importância do evento ao afirmar que "parte da história do CPCE está aqui representada".
O evento contou ainda com a presença de professores ex-pibidianos que hoje atuam como supervisores e representantes de escolas parceiras, como a professora Marisa Karen de Sousa (Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho), a professora Maria das Mercês Barros (Unidade Escolar Centro Comunitário São José) e o professor Clébio Pereira da Silva (Escola de Tempo Integral Joaquim Rosal Sobrinho).
Desafios e perspectivas para a formação docente
Apesar de ser sua terceira experiência à frente do PIBID no campus, a professora Joxleide Mendes ressaltou os desafios enfrentados na formação de novos docentes ao longo dos anos e destacou a importância de valorizar os educadores. "Foi um momento marcante para nossos calouros, no qual puderam refletir sobre a profissão que escolheram e fortalecer seu vínculo com o curso e a Instituição. Diante da escassez de professores no Brasil, que tende a se agravar a médio prazo, é essencial incentivar iniciativas que já demonstram resultados positivos, como o PIBID. A valorização da profissão e a qualidade do ensino são ações imprescindíveis, e esta cerimônia vem para enaltecer nossos bolsistas pibidianos, que são a futura geração de educadores em Ciências e Biologia", afirmou.
A organização do evento também fez questão de agradecer a contribuição dos discentes pibidianos Teresina de Jesus Abreu, Expedito Mesquita e Riquelme Freitas, que participaram ativamente da cerimônia.
Acesse também o instagram @pibidbiocpce
Confira mais fotos: