Professores da UFPI publicam coletânea reunindo os principais nomes da historiografia Ocidental

Foi lançada a coletânea História: teorias, metodologias e itinerários contemporâneos, organizada pelos professores historiadores Jaislan Honório Monteiro, Teresinha Queiroz e Ronyere Ferreira, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Publicada pela editora Cancioneiro, a obra reúne importantes nomes da historiografia ocidental, como Roger Chartier, François Dosse, Natalie Zemon Davis, Lynn Hunt, Hans Gumbrecht, Martin Jay, Jurandir Malerba, Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Marta Rovai e Anita Lucchesi.

A coletânea explora teorias, metodologias e experiências de pesquisa, abordando os desafios e as possibilidades da produção do conhecimento histórico. Entre os temas discutidos estão as perspectivas da escrita da história no século XXI, as relações entre narrativa e verdade histórica, os impactos da era digital, a ascensão e o declínio das teorias culturais, os desafios da síntese histórica e os limites entre história e literatura. A diversidade de enfoques permite uma visão abrangente sobre o ofício do historiador na contemporaneidade.

Os organizadores destacam que o livro vai além de uma simples reunião de textos acadêmicos, representando um esforço coletivo para promover o diálogo entre diferentes gerações de historiadores, unidos pela paixão pela disciplina e pelo compromisso com a compreensão do passado em suas múltiplas dimensões. Para Frederico Osanan Amorim Lima, professor da UFDPar e autor de um dos capítulos, a obra “certamente será uma das mais importantes da recente historiografia ocidental”.

O livro será lançado presencialmente em Teresina, em abril, e em Belo Horizonte, em julho. A coletânea pode ser adquirida diretamente com os organizadores ou pelo site da editora Cancioneiro.