Dispositivo de honra de solenidade em alusão aos 54 anos da UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebrou, na manhã desta terça-feira (11/03), seus 54 anos com um evento especial no Cine Teatro do campus Ministro Petrônio Portella. A solenidade de abertura contou com uma apresentação musical do professor Edson Figueiredo, docente do curso de Música e diretor da Camerata de Violões da UFPI, que interpretou três peças dos violonistas Sérgio Assad, Quique Sinesi e Francisco Tárrega. Em seguida, após a formação da mesa de honra e a execução do Hino Nacional Brasileiro, Maria do Amparo Lima Ibiapina, servidora aposentada da Instituição, realizou a leitura da ata de instalação da Universidade, datada de 1971.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A comemoração coincidiu com os 100 primeiros dias de gestão da primeira reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira. Ela destacou que os primeiros momentos foram desafiadores, mas que já houve avanços em diversos setores da Universidade. "Nós conseguimos evoluir em indicadores importantes, como pós-graduação, pesquisa, ensino e infraestrutura. Alguns setores já foram reformados, realizamos remanejamentos estratégicos de pessoal e fortalecemos a interlocução com a bancada federal. Esse diálogo com o Estado, o município e os parlamentares tem sido fundamental e representa um ponto extremamente positivo", declarou.
A reitora também explicou o propósito do Plano de Ações Imediatas (PAI), uma das principais iniciativas da nova gestão para definir prioridades e guiar os próximos passos administrativos: "O PAI já começou a ser executado a partir de um diagnóstico inicial, mas ele também projeta ações e políticas para além dos 100 primeiros dias, pois nem tudo pode ser feito de imediato. É um trabalho conjunto, envolvendo toda a equipe nos diversos setores, campi e colégios", elucidou.
Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura
O vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura, ressaltou os desafios e perspectivas da administração, enfatizando a necessidade de recursos para a implementação das ações planejadas: "Temos muitas ações a desenvolver, mas também precisamos de recursos, o que dificulta nosso planejamento para 2025. No entanto, estamos otimistas. Contamos com o apoio de diversos segmentos e temos sido procurados por parlamentares com possibilidades de emendas, o que nos dá confiança. O mais motivador é ver a comunidade universitária engajada e disposta a colaborar conosco para o avanço da gestão", afirmou.
O evento incluiu ainda a apresentação dos resultados do PAI, detalhados pelo pró-reitor Marcos Lira: "O maior desafio nesses primeiros 100 dias foi compilar ações exequíveis, ou seja, aquelas realmente viáveis. Dezesseis unidades apresentaram relatórios contendo as principais iniciativas no âmbito organizacional, de eficiência e melhoria na dinâmica administrativa. Agora, nosso desafio é dar continuidade a esse trabalho, com um planejamento de curto, médio e longo prazo", explicou.
Entre os avanços mencionados, destacam-se a reestruturação de órgãos internos, a redução da burocracia em processos administrativos e a implementação de novas diretrizes.
Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Rodrigo Veras
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Rodrigo Veras, anunciou o lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), por meio de editais voltados à iniciação científica e ao desenvolvimento tecnológico e inovação. A iniciativa beneficiará alunos do ensino médio e superior. "Hoje lançamos quatro editais para a iniciação científica e tecnológica. São eles: PIBIC, PIBIC Ações Afirmativas, PIBIC Ensino Médio e ICV (Iniciação Científica Voluntária), além de dois editais de tecnologia: PIBITI e ITV. Tivemos o cuidado de alinhar o calendário para evitar conflitos com períodos de férias ou matrículas", informou.
Uma das novidades do programa é que os alunos poderão ser orientados por professores de qualquer campus, sem a obrigatoriedade de pertencerem à mesma unidade. Além disso, os projetos que exigem aprovação de comitês de ética agora terão mais prazo para obtenção das autorizações, que só precisarão ser apresentadas no relatório parcial, em 31 de março de 2026.
A apresentação das obras do PAC que serão executadas na UFPI ficou a cargo do prefeito universitário, Marco Antônio Mastrangelo, que destacou os investimentos na infraestrutura da instituição: "O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciou investimentos para instituições federais de ensino em 10 de junho do ano passado. Para a UFPI, foram elencadas seis obras, totalizando cerca de 16 milhões de reais", ressaltou.
Entre os projetos em desenvolvimento, estão a Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia, o Restaurante Universitário 04, o Almoxarifado do Departamento de Química e o Bloco de Medicina no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Além disso, o Laboratório de Hidráulica no Campus Professora Cinobelina Elvas e o Serviço-Escola de Psicologia já estão concluídos, passando apenas por trâmites finais de documentação.
Durante a cerimônia, foi apresentada a campanha "Mulheres UFPI fazem a diferença", cujo objetivo é dar visibilidade às histórias de mulheres da comunidade acadêmica e ao impacto de suas atuações dentro e fora da Universidade.
Pró-reitor de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque
O evento foi encerrado com uma apresentação artística das escolas de samba teresinenses Brasa Samba e Caprichosos do Pirajá. A pró-reitora de Cultura e Extensão, Waleska Albuquerque, reafirmou o compromisso da UFPI com o fortalecimento das atividades culturais e detalhou o andamento do Plano de Cultura: "Estamos na fase inicial do Plano de Cultura, convocando a comunidade acadêmica e externa para formar a equipe responsável por estruturar o projeto. Posteriormente, criaremos grupos de trabalho que definirão os elementos essenciais do plano. A previsão é que a elaboração ocorra ao longo de 2025, com conclusão em dezembro. No entanto, isso não significa que não teremos eventos culturais ao longo do processo, pelo contrário, já estamos garantindo que a cultura esteja presente na UFPI durante todo o ano", finalizou.
Apresentação de escolas de samba teresinenses
O dispositivo de honra foi composto por Nadir do Nascimento Nogueira, reitora da UFPI; Edmilson Miranda de Moura, vice-reitor da Universidade; Gildásio Guedes, ex-reitor da instituição; Fides Angélica Ommati, Presidente da Academia Piauiense de Letras e docente aposentada da UFPI; professor Jesus Antônio Abreu, vice-reitor da UESPI; Divamélia Gomes, Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal do Piauí, representando o professor Paulo Borges, reitor do IFPI; Luciano Rezende, procurador Jurídico da UFPI; Rossana Maria Castro Diniz, diretora-geral da Escola Superior de Advocacia do Piauí, como representante presidente da OAB-PI, Raimundo de Araújo Silva; Antônio Vinícius de Oliveira Ferreira, Superintendente da FADEX; e João Batista Lopes, assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, representando o presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto. O evento também contou com a presença de outros gestores da UFPI, membros da comunidade acadêmica, e demais autoridades da sociedade piauiense.
Confira mais fotos: