A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará, entre os dias 24 e 28 de março de 2025, a 6ª edição do Seminário Brasileiro de Museologia (6º SEBRAMUS), que traz como tema "Museus, Museologia e Inserção Social". O evento tem como objetivo aprofundar estudos e promover debates sobre políticas de acessibilidade, educação e inovação tecnológica no campo da museologia, além de destacar o papel dos museus comunitários como agentes de transformação social e valorização dos patrimônios culturais locais.
O Seminário é resultado de uma colaboração entre a Rede de Docentes e Cientistas no Campo da Museologia e o Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM) da UFPI e da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Com ampla visibilidade nacional, o Evento reunirá cerca de 300 pesquisadores/as de diferentes regiões do país e contará com 18 Grupos de Trabalho (GTs), que abordarão diversas temáticas do campo.
“Ao considerar que um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e a serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio cultural de forma acessível ao público, compreendemos que os museus fomentam diversidade e sustentabilidade”, afirma Áurea Pinheiro, professora do Curso de História da UFPI e do PPGAPM, além de Coordenadora-geral do 6º SEBRAMUS.
A professora destaca, ainda, o papel dos museus comunitários, que se configuram como espaços vivos de memória e participação social. "Nesta edição, enfatizaremos a importância das comunidades na gestão e preservação de seus próprios patrimônios. Museus comunitários são fundamentais para a valorização dos saberes locais e o fortalecimento de identidades coletivas, pois atuam diretamente na construção de narrativas que refletem a diversidade cultural e histórica de cada território", ressalta.
Os Grupos de Trabalho (GTs) acontecerão ao longo dos quatro dias de evento e trarão discussões sobre temas como acessibilidade para pessoas com deficiência, conservação participativa, memória social, museus digitais, inteligência artificial, políticas de preservação patrimonial e experiências em museus comunitários.
Criado em 2014, o SEBRAMUS tem como propósito fomentar o interesse pela Museologia e estimular discussões sobre o campo, promovendo o intercâmbio de experiências entre acadêmicos, profissionais e comunidades. O Evento é aberto a pesquisadores/as, estudantes, professores/as da educação básica e demais interessados em museologia, artes e preservação do patrimônio cultural.
Para receber o certificado de participação, é necessário realizar a inscrição na Plataforma Even3 https://www.even3.com.br/6sebramus/
Acompanhe as novidades no Instagram: @6sebramus