Coleção Zoológica da UFPI reune cerca de 5 mil animais e mais de 300 amostras de tecido
O acervo científico da Coleção Zoológica da Universidade Federal do Piauí (CZUFPI), localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN), no Campus de Teresina, passará por restauração e receberá recursos para investir em preservação e divulgação. Os investimentos são resultado de aprovação de proposta no edital da FINEP “Identidade Brasil: Recuperação e Preservação de Acervos 2024”, em que o espaço conquistou R$ 2.332.892,14.
Apresentação da Coleção Zoológica da UFPI em evento de divulgação da ciência no CCN
Com acervo de aproximadamente de 5 mil animais e 500 amostras de tecidos, coletados ao longo de décadas, oriundos de dezenas de localidades no Brasil, a Coleção Zoológica da UFPI é um dos espaços mais importantes do Piauí para promover preservação e estudo sobre a biodiversidade.Organizados e classificados, os organismos proporcionam estudos sobre ecologia, evolução, ecologia, monitoramento ambiental e muito mais.
Aividade de interação com alunos da comunidade externa da UFPI
O coordenador iniciativa, Prof. Davi Pantoja, explica que o subprojeto aprovado na FInep, vai permitir investir em infraestrutura e serviços, que aumentarão a visibilidade do acervo e tornarão o espaço mais acessível à população, inclusive remotamente, colaborando para promoção do conhecimento científico.
“A criação de um banco de dados digital, acompanhado de aplicativos e softwares, facilitará a consulta e pesquisa, contribuindo para a proteção e preservação dos espécimes depositados ao mesmo tempo que apoiará a atividade técnica museológica e a produção científica”, declara Pantoja.
Segundo o Prof. Davi Pantoja, entre as principais ações previstas para o acervo científico estão aquisição de estereomicroscópios simples e de alto desempenho, computadores, freezes, softwares de apoio ao gerenciamento de coleções biológicas, armazenamentos e análise de dados do acervo, equipamentos para prevenção e combate a incêndio, além de materiais de consumo básicos, entre outras.
Prof. Davi Pantoja, com alunos da UFPI, em atividade de divulgação da ciência
O funcionamento do acervo científico é de grande relevância para a comunidade ufipiana, pois oferece apoio à realização de inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão. E a conquista dos recursos, explica o Prof. Davi Pantoja, representa um marco para o Departamento de Biologia do CCN, um ganho especial para o desenvolvimentos de ações em areas como zoologia, ecologia e conservação.
“Esse investimento viabiliza a continuidade, ampliação e melhoria da oferta dos serviços desempenhados pela CZUFPI, no âmbito da pesquisa, ensino, extensão, mas sobretudo da pesquisa, cujas demandas de recurso são as maiores”, finaliza o coordenador da proposta.
Saiba mais sobre a coleção zoológica da UFPI no instagram do Grupo de pesquisa e prática em Ecologia, Educação Ambiental e Conservação da Herpetofauna na UFPI