NEGEBEU realiza ações relacionadas à Gestão do Bem-Estar, Pertencimento e Satisfação no Trabalho e Espiritualidade Organizacional

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Gestão do Bem-Estar no Ambiente Universitário (NEGEBEU), vinculado ao Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem como objetivo desenvolver, apoiar, coordenar e executar atividades de extensão e pesquisa científica nas áreas de Gestão do Bem-Estar, Pertencimento e Satisfação no Trabalho e Espiritualidade Organizacional. Para isso, realiza um cronograma de eventos que inclui grupos de estudo e pesquisa, debates e cursos de extensão.

No dia 12 de março (quarta-feira), das 08h às 12h, será realizado o evento Café com Debate, com o tema "Emoções positivas: como você está?". O local do evento será divulgado em breve. Já no dia 19 de março (quarta-feira), acontecerá mais uma edição do Café com Debate, abordando o tema "O sentido da vida: o que você precisa?". Esse evento será realizado no Auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI), das 08h às 12h. Os debates são destinados a discentes, colaboradores, servidores técnico-administrativos e membros da sociedade civil, com inscrições realizadas por meio do SIGAA/UFPI.

Além dos debates, o NEGEBEU promoverá o Curso de Formação Complementar "Cultura de Governança e suas Práticas no Dia a Dia", que ocorrerá entre os dias 22 de abril e 13 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, das 08h30 às 11h30. O curso tem como objetivo apresentar os conceitos e a importância da governança corporativa, contribuindo para o aprimoramento do desempenho dos servidores no cumprimento da missão, visão e valores estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional. O curso é voltado para servidores, colaboradores da UFPI e membros da sociedade civil, com inscrições também realizadas via SIGAA/UFPI.

A professora Antonella Maria das Chagas Sousa, coordenadora do NEGEBEU, destaca que os eventos têm o propósito de promover estudos, desenvolver pesquisas e disseminar os conceitos de Gestão do Bem-Estar, Pertencimento e Satisfação no Ambiente de Trabalho, além de abordar a Espiritualidade Organizacional. "Esperamos que essas iniciativas contribuam para a disseminação de conceitos emergentes no ambiente de trabalho do setor público, incentivem a iniciação científica entre os discentes, fortaleçam a cultura da governança e do bem-estar e promovam um ambiente laboral mais humanizado, sustentável e satisfatório", ressalta.