Cerimônia de abertura da Semana de Integração do HU-UFPI recepciona 75 novos residentes em Saúde

O evento aconteceu no auditório do Hospital Universitário da UFPI

Na manhã desta quinta-feira (06), foi realizada, no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), a cerimônia de abertura da Semana de Integração das Residências em Saúde. A programação, que teve início em 1º de março, segue até o próximo dia 10 e tem como objetivo recepcionar os 75 novos residentes que ingressam na Instituição neste ano.

Nadir Nogueira, reitora da UFPI

Na ocasião, a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir do Nascimento Nogueira, que integrou a mesa diretiva, destacou a importância de expandir e fortalecer as especializações oferecidas no Hospital Universitário. “Hoje, oferecemos 24 programas de residência médica e recebemos alunos de diversos Estados. A cada ano, esses programas aprimoram seus indicadores, evidenciando que atendem às diretrizes do MEC e, principalmente, estão alinhados com as necessidades da população. Reafirmamos nosso compromisso em avançar tanto na quantidade quanto na qualidade, visando sempre atender melhor nossos estudantes e a comunidade”, afirmou Nadir.

André Gonçalves, superintendente do HU-UFPI

André Gonçalves, superintendente do HU-UFPI, também ressaltou o papel dos programas de residência na capacitação profissional e na melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados no Estado. "Além da residência médica, oferecemos programas de residência multiprofissional nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia, o que contribui diretamente para a formação dos profissionais que atuarão no mercado de trabalho. Nossos residentes saem com um grau de formação superior, não apenas técnico, mas também humano, gerando um impacto significativo na qualidade do atendimento ofertado no serviço público e na rede privada", explicou Gonçalves.

A Semana de Integração das Residências em Saúde, realizada anualmente, proporciona uma série de palestras, atividades e orientações sobre o funcionamento do Hospital, o trabalho das equipes e os fluxos internos. 

Jussara Maria Valentim, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI

A gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Jussara Maria Valentim, explicou que a proposta da ação é levar acolhimento aos estudantes que iniciam suas qualificações na Instituição. “Durante a semana, eles terão uma visão abrangente sobre o funcionamento dos diversos setores do Hospital, com aulas práticas e teóricas em áreas como laboratório, farmácia, centro cirúrgico, jurídico, além de projetos de pesquisa, que é um dos principais objetivos da formação. O intuito não é apenas que saiam capacitados, mas que essa especialização gere frutos, especialmente no campo da pesquisa”, afirmou a gestora.

Caíque Queiroz, residente em pediatria

Caíque Queiroz, aprovado para a residência de pediatria no HU-UFPI, comentou sobre a importância do evento para a recepção dos novos residentes.“Está sendo muito interessante adquirir todo esse conhecimento, pois nos permite entender o sistema e compreender nossos direitos e deveres. Tudo isso tem sido fundamental, especialmente porque é a primeira vez de muita gente por aqui”, concluiu.

Também compuseram a mesa diretiva, a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação em exercício, Maria do Carmo Carvalho e Martins; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), José Maria Correia Lima e Silva; a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), Laís de Menezes Carvalho Arilo; e a representante da Comissão Estadual de Residências Médicas, Marta Alves Rosal.