UFPI recebe TCE-PI para discutir renovação de convênio no âmbito da pós-graduação

Reunião acontece no Salão Nobre da Reitoria

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) reuniu-se na manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro, com a presidência e integrantes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para discutir a renovação e a ampliação do convênio de colaboração entre as duas instituições. O acordo, oficializado em 2020, tem como objetivo a qualificação de servidores do TCE-PI por meio dos Programas de Pós-Graduação da Universidade (PPGs). Durante o encontro, realizado no Salão Nobre da Reitoria, foi debatida a renovação do convênio para novembro deste ano, com o número de programas participantes da parceria, além de ampliar a colaboração em áreas como engenharia e estágio.

Reitora da UFPI, Nadir Nogueira

“É sempre uma honra e um prazer recebermos aqui instituições de tamanha importância para o Estado do Piauí, como o TCE, que busca a qualificação contínua de seus servidores. Essa parceria de longa data fortalece ambas as instituições”, afirmou a reitora da UFPI, Nadir Nogueira.

A reitora destacou ainda a relevância da cooperação entre as instituições na promoção de iniciativas que beneficiam a comunidade. "Uma colaboração como essa permite que a UFPI mantenha um diálogo ativo com a sociedade, incentivando mais publicações, implementações, qualificação de recursos humanos e inclusão. Melhorar os processos da administração pública também faz parte dessa contribuição e beneficia a Universidade na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)", frisou.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

O vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura, também esteve presente e ressaltou a importância da interação da Universidade com a sociedade. "A UFPI se fortalece ao interagir com órgãos públicos e atender às suas demandas. Devemos sempre manter nossas portas abertas para colaborações que sejam benéficas para ambas as partes", afirmou Edmilson Moura.

O diretor eleito do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e coordenador do curso de graduação em Ciência Política da UFPI, Vitor Sandes, enfatizou que os benefícios do convênio vão além da pós-graduação. “É fundamental compreender a articulação entre graduação e pós-graduação, pois essa integração contribui para os índices avaliativos da Universidade. Além dos estágios, devemos incentivar atividades extracurriculares que auxiliem os alunos a se prepararem melhor e a estabelecerem conexões com futuros programas de mestrado e doutorado”, destacou.

Presidente do TCE-PI, Kennedy Barros

O presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, elogiou a qualidade do ensino oferecido pela UFPI tanto para os servidores quanto para a comunidade local. "Tive o prazer de realizar meu mestrado em Ciência Política na UFPI e posso testemunhar a excelência e o compromisso dos professores e dos programas da Universidade", declarou Kennedy. O presidente do TCE-PI também manifestou interesse em expandir o convênio para abranger novas áreas, com foco especial no setor de engenharia. “Identificamos um grande potencial na área de engenharia e possuímos recursos que, por meio do convênio, poderiam ser disponibilizados para fortalecer a Universidade e potencializar o ensino e a qualificação. Estamos dispostos a colaborar com a UFPI da melhor forma possível”, concluiu.

Também estiveram presentes na reunião: Rodrigo Veras, pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PROPESQI); Marcos Lira, pró-reitor de Planejamento e Orçamento (PROPLAN); Maria do Carmo de Carvalho e Martins, pró-reitora em exercício de Ensino de Pós-Graduação (PRPG); Raimundo Batista dos Santos Júnior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP); conselheira Flora Izabel Nobre Rodrigues, presidente da 1° Câmara e da Escola do TCE-PI; conselheira Rejane Ribeiro Sousa Dias, controladora Interna do TCE-PI; Zózimo Tavares, assessor da presidência do TCE-PI; Valéria Santos, diretora executiva da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes; Benigno Núñez Novo, servidor do TCE-PI; Paula Adriana Melo, diretora executiva da FADEX; e Luciana Vieira Batista, Gerente de Projetos e Captação de Recursos da FADEX.