Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI concede título de "Doutor Honoris Causa" ao economista Reis Velloso
Início do conteúdo da página

UFPI concede título de "Doutor Honoris Causa" ao economista Reis Velloso

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na noite dessa quinta-feira (26), a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-Ministro e economista João Paulo dos Reis Velloso. O evento foi realizado no Campus de Parnaíba, que leva o nome do homenageado - "Reis Velloso".

Representantes da Administração Superior da UFPI e o homenageado ex-Ministro Reis Velloso

Estavam presentes no Auditório do Campus o homenageado e familiares, representantes da Administração Superior da UFPI, comunidade acadêmica e autoridades da região. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, presidiu a solenidade e destacou a vida política do ex-Ministro Reis Velloso. O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, discorreu sobre a vida do homenageado destacando a sua contribuição para o desenvolvimento do país.

Mesa de honra da solenidade "Doutor Honoris Causa" em Parnaíba

Reitor da UFPI durante a Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-Ministro e economista Reis Velloso

Reis Velloso é piauiense natural de Parnaíba, casado e pai de cinco filhos.  Prestes a completar 83 anos de vida, é uma personagem singular na cena política brasileira. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1960) e Mestre em Economia pela Universidade de Yale (1964), dos Estados Unidos, ocupou cargos importantes na área de planejamento estratégico para a economia do país. Foi Ministro do Planejamento de 1969 a 1979, nos governos dos generais Médici e Geisel. Desenvolveu importante trabalho para a ciência e tecnologia do país ao criar, por exemplo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e ajudou a fazer da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) uma agência competente com um fundo respeitável para gerir. 

Doutor Honoris Causa da UFPI, Ex-Minitro Reis Velloso recebe cumprimentos dos membros da Administração Superior da Universidade

O ex-ministro é também identificado como alguém que contribuiu decisivamente para que se organizasse a pós-graduação no país. É o fundador do Fórum Nacional, criado com o objetivo de analisar as ideias para a modernização e o desenvolvimento do Brasil. Realizado desde 1988, o Fórum reúne, anualmente, grandes personalidades e autoridades das mais diversas áreas sociais em torno do tema "desenvolvimento e tecnologia".

Ex-Ministro e fundador do Ipea, o economista Reis Velloso recebe título "Doutor Honoris Causa" da UFPI

  Foto: Sidney Murrieta

Atualmente, o economista Reis Velloso é presidente do Fórum Nacional, superintendente-geral do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) e presidente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Sob sua direção, o Fórum Nacional publicou, nos últimos anos, dezenas de livros sobre as questões mais relevantes da atualidade brasileira e mundial. Em 2013, Reis Veloso lançou, em sua terra natal - Parnaíba -, o livro "O Vale da Decisão: o Piauí é Rico - Em Grandes Oportunidades", da editora Livros do Futuro, em que trata das oportunidades de desenvolvimento que o Estado possui, com sua agricultura de alto valor, belezas naturais, diversidades ecológicas, além de outros aspectos citados pelo autor.

Título Doutor Honoris Causa

Honoris Causa, em português, significa causa nobre.  O título é concedido em reconhecimento a pessoas que se destacam pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.

Fim do conteúdo da página