UFPI e Academia Piauiense de Letras (APL) se encontram para abordar parcerias entre as instituições

Reunião foi realizada no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta segunda-feira (24), a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir do Nascimento Nogueira, recebeu membros da Academia Piauiense de Letras (APL), sob a presidência da professora Fides Angélica Ommati, primeira mulher a assumir o cargo na Academia. O encontro, realizado no Salão Nobre da Reitoria, reuniu integrantes da APL, pró-reitores e coordenadores da UFPI, com o objetivo de dialogar sobre a renovação de cooperação entre as duas instituições.

Durante a reunião, a APL apresentou minuta para um convênio de cooperação cultural, documento que será analisado pela Administração Superior da UFPI. A reitora Nadir Nogueira destacou a importância da parceria entre as duas entidades para a disseminação da cultura, arte e literatura do Piauí, reforçando o compromisso da UFPI com essas áreas. "Recebemos a Academia Piauiense de Letras, representada pela professora Fides, que nos trouxe uma minuta de convênio já celebrado anteriormente. Nosso objetivo é reafirmar esse compromisso e analisar a proposta apresentada. A Universidade tem grande interesse em manter essa parceria com a APL", assegurou a reitora.

Na foto, a reitora Nadir Nogueira e a presidente da APL, Fides Angélica Ommati

Além disso, Nadir Nogueira recebeu o convite da APL para ser homenageada no Dia Internacional da Mulher. Ela expressou sua gratidão e destacou a relevância do tributo. "Recebi o honroso convite para ser homenageada no dia 8 de março pela Academia, e ser a oradora, representando todas as mulheres. É a primeira vez que sou agraciada com essa homenagem enquanto reitora da UFPI", declarou.

A parceria entre a UFPI e a APL é de longa data, promovendo a valorização da literatura regional e fortalecendo o intercâmbio cultural e acadêmico. A presidente da APL, professora Fides Angélica Ommati, ressaltou o papel essencial da Universidade nessa colaboração e comemorou o fortalecimento da relação entre as instituições. "É uma grande alegria para nós este encontro, que não apenas confirma o vigor da Universidade sob a nova gestão, mas também reforça os laços entre a UFPI e a Academia", afirmou.

Além da nova minuta apresentada à Reitoria, a UFPI já mantém um convênio em vigor com a APL. A professora Fides explicou os próximos passos dessa cooperação: "Com o convênio vigente, estamos solicitando bolsistas para atuar na nossa Academia, já que não contamos com um quadro próprio de pessoal. Os estagiários terão a oportunidade de contribuir significativamente para nossas atividades e, ao mesmo tempo, aprimorar sua formação profissional", esclareceu.

Estiveram presentes na reunião: Waleska Albuquerque, Pró-reitora de Extensão e Cultura (PREXC); Larissa Mendes, Pró-reitora de Administração; Gardênia Pinheiro, Pró-reitora de Ensino de Graduação; Marcos Lira, Pró-reitor de Planejamento e Orçamento (PROPLAN); Socorro Pires e Cruz, coordenadora de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI; Fábio Passos, coordenador de Inclusão, Equidade e Acessibilidade da PRAEC, pró-reitor em exercício da PRAEC; Fonseca Neto, professor do curso de História da UFPI e membro titular da APL; Plínio Macêdo, professor titular do curso de Odontologia da UFPI e membro titular da Academia; Maria do Socorro Rios Magalhães, 1° Secretária da Academia Piauiense de Letras; Carlos Evandro Martins Eulálio, ocupante da cadeira 38 da Academia; José Elmar de Melo Carvalho, membro titular da APL.