Mesa de honra da abertura do seminário de encerramento “Curso de Formação de Educação em Direitos Humanos: uma transversalidade cultural na Educação Básica do Piauí”
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) promoveram, na tarde da sexta-feira (21), o seminário de encerramento do “Curso de Formação de Educação em Direitos Humanos: uma transversalidade cultural na Educação Básica do Piauí”. O evento ocorreu no Auditório Salomé Cabral, localizado no Centro de Ciências da Educação (CCE), no campus de Teresina. O curso teve como público-alvo professores da Rede Básica de Educação, contando com financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidades e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) e com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Secretaria Municipal de Educação (Semec), da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).
Com uma programação iniciada em novembro de 2024, o curso teve como objetivos promover a formação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores, visando à construção de uma cultura de direitos humanos em toda a rede educacional. Isso foi possível por meio do diagnóstico da realidade escolar das unidades locais, da articulação de planos de ação para a promoção dos direitos humanos no ambiente educacional e da colaboração no desenvolvimento do respeito à democracia, à diversidade, à igualdade e ao desenvolvimento socioambiental. As aulas do curso foram realizadas no Campus Ministro Petrônio Portella, especialmente nas salas do PPGED.
Coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Piauí (ReBEDH-PI), professora Maria do Socorro Borges
A professora Maria do Socorro Borges, coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Piauí (ReBEDH-PI), explica que a iniciativa acontece simultaneamente em outras instituições federais de ensino superior por meio da articulação com a ReBEDH. Além disso, a iniciativa está alinhada às diretrizes relativas aos direitos humanos previstas no Plano Nacional de Educação, reconhecendo o educador como agente de transformação social por meio da inclusão educacional.
“Este curso é fundamental, pois historicamente nossa formação tem sido baseada na violação dos princípios dos direitos humanos. Partimos da perspectiva de que o professor ou professora desempenha um papel crucial na construção de novos modos de educar, promovendo a descolonização do pensamento e afastando-se de formas autoritárias. O fundamento da educação em direitos humanos é a vida, e nossa missão é construí-la sob a ótica da inclusão e da igualdade para todos”, declarou Socorro Borges.
Ao centro, diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE-UFPI), professora Eliana Alencar
A diretora do CCE, professora Eliana Alencar, ressaltou a importância de integrar as discussões sobre direitos humanos à educação nacional para promover um ensino mais inclusivo. “É essencial garantir momentos como este, pois não há forma mais digna de promover a humanização do que assegurando os direitos humanos. Construir uma cultura de direitos humanos em um país tão desigual, especialmente em uma região historicamente marginalizada como o Nordeste, é fundamental para articular redes que possam consolidar projetos voltados à garantia de direitos básicos”, enfatizou.
Professora da Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria de Educação do Estado, Conceição Souza
A professora Conceição Souza, que atua na Rede Básica da SEDUC na Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacou que a maioria dos estudantes da EJA são pessoas que precisaram abandonar os estudos precocemente devido a dificuldades econômicas ou à falta de acesso a uma educação de qualidade. Ela defende que a formação em direitos humanos deve ser abrangente, contemplando tanto os profissionais da educação quanto os estudantes.
“É urgente a inclusão de uma disciplina de educação em direitos humanos na grade curricular do Estado. O conhecimento dos próprios direitos possibilita uma vida melhor, pois forma cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, agregando mais valor à sua existência”, concluiu Conceição Souza.
A mesa de honra da cerimônia de encerramento foi composta pela coordenadora da ReBEDH-PI, Socorro Borges; pela diretora do CCE, professora Eliana Alencar; pela diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Lívia Nery; pela coordenadora do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH-PI), professora doutora Maria de Lourdes Rocha; e pela presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Piauí (OAB-PI), Jéssica Lima.
Mesa de honra da roda de conversa “Democracia como princípio fundamental da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica”
O evento também contou com a roda de conversa “Democracia como princípio fundamental da Educação em Direitos Humanos na Educação Básica”, que teve a participação da professora doutora Socorro Borges; da professora doutora Samara Oliveira, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); do doutorando Williams Soares, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE/UFPI) e do Fórum Municipal de Educação; do doutorando Leônidas Elvas de Sá, do Liceu Piauiense; com mediação da professora doutora Rosângela Assunção, da UESPI.
Confira mais imagens do evento: