PRAEC dialoga com Secretaria Municipal de Esportes e Lazer futuros projetos que estimulem a prática esportiva na Universidade

Reunião entre PRAEC/UFPI e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí (PRAEC/UFPI) iniciou diálogos com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) de Teresina para estabelecer uma colaboração que visa oferecer espaços públicos para a prática de esportes nas dependências da Universidade. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, na sede da SEMEL, contando com a presença do pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos; da secretária municipal de Esporte e Lazer, Sarah Menezes; da Psicóloga do SAPSI/PRAEC, Izabelly Abreu; do secretário executivo de Esporte e Lazer, Expedito Falcão; e da colaboradora terceirizada, Luciane Silva.

Durante o encontro, foram discutidas ações para viabilizar o desenvolvimento desse projeto cooperativo. Entre as propostas apresentadas, destacam-se o fechamento do campus para a prática esportiva em determinados períodos, o desenvolvimento de atividades de extensão pela UFPI e a formalização de um acordo de cooperação técnica para tornar o setor de esportes da Universidade acessível à comunidade.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos

O pró-reitor Emídio Matos ressaltou que a parceria com a SEMEL tem como principal objetivo disponibilizar o espaço da Universidade para o uso esportivo da população de Teresina. “Estamos buscando essa parceria com o município para fomentar práticas esportivas na Universidade. Nosso intuito é colocar o campus Ministro Petrônio Portella à disposição da sociedade teresinense, promovendo atividades aos domingos e, futuramente, estabelecendo um termo de parceria com o setor esportivo para garantir que essas ações sejam realizadas de forma sustentável”, destacou.

Secretária municipal de Esporte e Lazer, Sarah Menezes

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Sarah Menezes, enfatizou que a SEMEL já promoveu ações esportivas em diversos bairros de Teresina e que a parceria com a UFPI poderá ampliar os benefícios para a comunidade. “Esperamos consolidar uma colaboração que amplie o acesso ao esporte tanto para o público em geral quanto para os estudantes, contribuindo para melhorias na saúde física e mental, além de promover atividades inclusivas para a população”, afirmou.