A reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria
Na manhã desta terça-feira (11), em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu a Secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa, para debater estratégias de enfrentamento à violência de gênero. Durante o encontro, foram discutidas ações para promover um ambiente mais seguro e igualitário, tanto na academia quanto na sociedade.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A reitora Nadir Nogueira, primeira mulher a ocupar o cargo na UFPI, enfatizou o comprometimento da instituição com a proteção, acolhimento e defesa das mulheres, aproveitando para destacar as diversas ações desenvolvidas nos campi, com o objetivo de eliminar a violência e o assédio no ambiente acadêmico.
“A Ouvidoria está hoje atuando de forma muito mais presente e acolhedora, juntamente com a Correição, para receber denúncias de eventuais assédios ocorridos dentro da universidade. Durante a recepção dos nossos calouros, teremos um conjunto de ações pensadas no acolhimento de alunos, professores e professoras. Entre elas, um seminário destinado aos docentes, que incluirá uma pauta específica sobre o assédio e orientações sobre como proceder diante de qualquer tipo de violência”, destacou Nadir.
Secretária de Estado da Mulher, Zenaide Lustosa
Na ocasião, Zenaide Lustosa ressaltou a importância do diálogo contínuo sobre a violência contra a mulher e destacou as ações do governo voltadas para a transformação social, com foco na educação.
“A gente tem priorizado e intensificado esse diálogo em todas as instituições ligadas à educação, seja no nível superior ou no médio, porque acreditamos que o processo de transformação da sociedade e a desconstrução do machismo passam pela educação. Nós temos, inclusive, uma campanha permanente, que é a campanha do Feminicídio Zero, uma ação em nível nacional”, enfatizou.
A parceria entre a universidade e o governo estadual tem como objetivo a criação de um ambiente seguro, onde a igualdade de gênero seja promovida de maneira efetiva. O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência emerge como um marco para dar continuidade a essa luta, celebrando a relevância das mulheres nas ciências e em todos os campos do saber.
Também estiveram presentes na ocasião o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos; no exercício da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Daniel Louçana; o superintendente de Recursos Humanos, Alexandre Rabêlo; o diretor do CCN, Humberto Soares; a coordenadora de Comunicação Social, Graciele Barroso; a coordenadora de Graduação, Marli Gonçalves; o diretor de Governança, Alexandre Medeiros; a coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica/PROPLAN, Luisa Xavier; a ouvidora-chefe, Francinete Damasceno; a assistente social da SRH, Líbia Mafra; a assistente social da PRAEC, Tainá Rodrigues; a professora do curso de Matemática, Franciane Vieira; a Vice-Presidente da ADUFPI, Bárbara Johas; a representante do SintUfpi, Maria Geni; a representante do Movimento Olga Benario, Rayssa de Abreu; a diretora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Ana Cleide Nascimento; e a gerente de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Roberta Mara Araújo.