Projeto em Picos incentiva a prevenção da obesidade infantil com intervenções nutricionais em Escolas

Projeto realiza intervenção em escolas de Picos (PI)

No Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o projeto de extensão "Intervenções Nutricionais para o manejo da obesidade infantil em escolares" tem desenvolvido atividades com o intuito de promover hábitos alimentares saudáveis, ampliando o conhecimento da família e das crianças no que tange à manutenção e/ou promoção da saúde. A ação é coordenada pela professora do curso de Enfermagem do CSHNB, Luísa Helena Lima, e conta com a contribuição de docentes e discentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição.

“O protocolo de intervenções envolve ações com ênfase na alimentação saudável no manejo da obesidade/sobrepeso infantil de natureza comportamental, educacional, familiar e nutricional”, explicou a professora Luísa Helena. Por seis meses, as crianças são acompanhadas nas escolas vinculadas à atenção básica do município de Picos por meio do Programa Saúde na Escola. 

Crianças recebem informações nutricionais a partir de atividades lúdicas 

Bolsista do projeto, Pamela Jennifer Santos, estudante de Enfermagem, destaca que as atividades desenvolvidas no projeto são brincadeiras lúdicas com cores chamativas para atrair as crianças. “Tem o jogo da velha que no lugar do xis e do círculo, utilizamos imagens de frutas e vegetais, respectivamente. Temos o jogo da memória que utiliza imagens de alimentos in natura e ultraprocessados” destacou. Além destes, ainda há o  jogo do semáforo com alimentos que fazem parte do dia a dia das crianças e o jogo dos sentidos para conhecer as frutas além da visão, explorando os outros sentidos como o tato, olfato e paladar. 

Num viés mais lúdico, eles também fazem a leitura e interpretação da história em quadrinhos “A aventura de Camila”, desenvolvida pela professora Luísa Helena em conjunto com uma mestranda. 

Além dessas atividades, o projeto distribui um livrinho chamado “Meu Semanário”, um diário de alimentação, que fica com a criança durante os seis meses de intervenção e é desta forma que o acompanhamento dos alunos é feito. Ao final, todos recebem certificado. 

Pamela Santos acrescenta que participar do projeto contribuiu muito para a sua vida acadêmica: “O projeto foi muito importante para o meu amadurecimento como acadêmica. No começo, a gente teve a capacitação e conseguiu entender o quão importante é trabalhar essas intervenções nutricionais com as crianças”.

A estudante destaca, ainda, que por meio do projeto, ela e os outros alunos conseguiram se adequar à realidade de cada criança, que apesar de estudarem em escolas públicas, são famílias com rendas diferentes. Algumas que já conseguem classificar e descrever o que é saudável e o que não é saudável, por serem de diferentes idades. “Então houve a necessidade desse trabalho específico que foi muito importante e que deu retorno para a equipe na forma de conhecimento”, conclui.