Estudantes do Projeto de Extensão são estimulados a participarem de eventos científicos
O início da vida acadêmica pode ser desafiador para a maioria dos discentes, especialmente para os recém-ingressados na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o objetivo de auxiliar nesse processo, o projeto de extensão “Iniciação à Vida Acadêmica” (IVA) realizará sua segunda edição ao longo deste ano. O projeto será desenvolvido em formato híbrido, com ações presenciais no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI) e atividades remotas, no período de março a dezembro de 2025. O público-alvo do IVA são os estudantes dos cursos de Licenciatura da instituição, com ênfase nos ingressantes.
O projeto busca dar voz a diferentes saberes, promovendo maior participação e inserção dos discentes, com atenção especial àqueles em situação de vulnerabilidade social. Além disso, incentiva o protagonismo acadêmico e o desenvolvimento de competências nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. O IVA pretende ampliar as oportunidades para alunos que enfrentam dificuldades socioeconômicas, têm acesso limitado a tecnologias, são portadores de deficiências físicas, motoras ou cognitivas e/ou necessitam de acompanhamento para a realização das atividades ao longo da graduação. As ações do IVA serão desenvolvidas por meio de encontros entre os alunos extensionistas e os monitores do projeto.
Professora Ágata Laisa Cavalcanti. Foto: Arquivo SCS/UFPI
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ágata Laisa Cavalcanti, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, o IVA reafirma o compromisso de elevar a qualidade do Ensino Superior nos cursos de licenciatura, responsáveis pela formação de professores para a Educação Básica. “O IVA acolhe os acadêmicos no momento em que chegam à Universidade, buscando minimizar algumas das dificuldades enfrentadas nos primeiros períodos do curso. Entre elas, estão a escrita de trabalhos acadêmicos, o uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, o gerenciamento das emoções e o acesso a bolsas de permanência estudantil, além de outras demandas que serão identificadas ao longo do projeto”, explica a professora.
A discente Giovanna Viana, estudante do 5º período do curso de Pedagogia da UFPI, foi bolsista do projeto em sua primeira edição, ao longo de 2024, e compartilhou sua experiência. “Aprendi muito além do esperado com o projeto. Tive a oportunidade de participar de eventos como a apresentação de trabalhos no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), e nos Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI) em 2024, ampliando meu contato com a pesquisa na área da educação”, afirmou. Giovanna destacou ainda que o IVA proporcionou experiências formativas por meio da produção de materiais e do aprofundamento na importância da pesquisa e da formação continuada de professores.
As atividades do projeto, como cursos e palestras, serão abertas à comunidade acadêmica e externa, possibilitando a participação de discentes e docentes da UFPI, bem como de outras Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica.